“Espaço da Ciência” é um programa que tem como objetivo a implantação de centros de ciências e planetários nos municípios do Estado do Rio de Janeiro. Esta é uma ação de interiorização de pólos de ciências inovadora no Brasil, que busca promover a difusão e popularização da ciência e tecnologia para o público em geral, mas é especialmente voltada para os estudantes e professores da rede escolar regional.

Nesse espaço, misto de museu e centro de ciências, planejado e instalado através de uma parceria que envolve o Setor de Divulgação Científica da Fundação CECIERJ e os representantes da prefeitura local, exposições e equipamentos interativos são oferecidos aos visitantes. O Espaço da Ciência também contribui para a melhoria do ensino de ciências ao servir de apoio aos professores como local para suas atividades didáticas.

Atualmente, estão em funcionamento Espaços da Ciência nas cidades de Paracambi, São João da Barra e Três Rios, Nesses espaços, que apresentam características próprias que refletem a realidade e a vocação regional, o público visitante é estimulado a participar, de forma lúdica e interativa, das atividades oferecidas. Todos apresentam experimentos interativos que exploram conceitos e fenômenos em ciências, permitindo que os visitantes estabeleçam correlações com os fenômenos observados e vivenciados em seu cotidiano. Na área da matemática, o público é desafiado a solucionar jogos matemáticos, que permitem o desenvolvimento do raciocínio lógico. O setor de microscopia procura mostrar a presença de microorganismos patogênicos na água suja e a micro-fauna nos elementos naturais, como uma forma de despertar a consciência do público para a necessidade de preservação dos mananciais d’água e de conservação do meio ambiente. Esses espaços de educação não-formal proporcionam a formação de uma cultura científica, abrindo caminho para a participação dos cidadãos em decisões que envolvem ciência e tecnologia e suas aplicações.