Votação popular da Mostra Virtual FECTI 2022
Saiu o resultado da votação popular da Mostra Virtual FECTI 2022, que continua aberta à visitação (https://fecti.cecierj.edu.br/mostra).
Os projetos finalistas da XVI FECTI receberam 40.611 votos. Os favoritos irão receber os certificados dos primeiros lugares no Voto Popular:
1º. Lugar:
Estudantes: Emanoel dos Santos Macedo, Maria Andressa Rodrigues de Oliveira, Kayky da Silva Teixeira
Orientador: Darcio Otaviano Ranauro
Coorientadora: Roberta Faria de Lima da Silva
Escola: Escola Municipal Doutor Ricardo Augusto de Azeredo Vianna
Cidade: Duque de Caxias, RJ
2º. Lugar:
Estudantes: Rael da Silva Oliveira, Leonardo Borret Araújo da Silva, Anderson Cortez Calderini
Orientador: João Terêncio Dias
Coorientador: José Antonio F. de C. R. Rodrigues
Escola: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Campus Maracanã
Cidade: Rio de Janeiro, RJ
3º. Lugar:
Estudantes: Lavínia Viégas Rocha, Letícia Sodré Santana, Isabelli Bessa da Rocha
Orientador: Claudia Alves Corrêa Zanellus
Coorientador: Luivan Chaves do Nascimento
Escola: Escola Municipal Nilton Balthazar
Cidade: Rio das Ostras, RJ
4º. Lugar:
Estudantes: Larissa Lobato, Matheus Felipe Lustosa
Orientador: Yan Navarro
Escola: Colégio Pedro II – Campus Realengo II
Cidade: Rio de Janeiro, RJ
Premiados na XVI FECTI
Depois de dois dias de apresentação para os avaliadores e também para o público que visitou o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj/Faetec), os ganhadores da 16ª edição da FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação foram conhecidos neste domingo (27). Mais de 300 estudantes de instituições de ensino de todo o estado participaram do evento, que é organizado anualmente pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Acesse a lista com os premiados AQUI.
Mostra Virtual
Na Mostra Virtual da FECTI, os visitantes poderão conhecer os resultados das pesquisas desenvolvidas, pelo resumo, pôster e vídeo da apresentação dos estudantes, e votar em seus projetos favoritos, de 25/11 a 4/12: https://fecti.cecierj.edu.br/mostra
Mais de 300 estudantes vão participar da 16º edição da FECTI
Quem visitar a FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro vai conferir a exposição de 114 projetos, que serão apresentados por estudantes do ensino fundamental II, médio ou técnico de instituições de ensino do estado do Rio. Organizada pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, a FECTI volta a ser presencial depois de dois anos. O evento será realizado nos dias 26 e 27 de novembro, no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj/Faetec), que fica na Rua Mariz e Barros, 273, Praça da Bandeira. A entrada é gratuita.
Em sua 16ª edição, a FECTI vai reunir mais de 300 alunos e 160 professores orientadores e coorientadores de 70 escolas localizadas em 27 municípios, além da consolidação da parceria com ações de ciência e tecnologia no Estado do Rio de Janeiro, com a adesão de 16 feiras afiliadas, sendo 15 realizadas no estado do Rio de Janeiro e uma nacional (São Paulo) com projetos indicados de escolas do Rio.
Mais informações: Mais de 300 estudantes vão participar da 16ª edição da FECTI, que acontece nesse final de semana no Rio
Finalistas da XVI FECTI
Confira a lista dos finalistas da XVI FECTI.
https://www.cecierj.edu.br/wp-content/uploads/2022/11/Lista-de-finalistas-XVI-FECTI-2022.pdf
Lista de selecionados para a XVI FECTI
Confira a lista dos projetos selecionados para a XVI FECTI. A etapa final de confirmação de participação, anexando o link de vídeo, o pôster do projeto e as autorizações obrigatórias, é no período de 5 a 13 de novembro.
https://www.cecierj.edu.br/wp-content/uploads/2022/11/Lista-de-selecionados-XVI-FECTI-2022.pdf
Não perca a Pré-FECTI!
Vem aí a XVI FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro!
A 16ª. edição da FECTI irá ocorrer nos dias 26 e 27 de novembro, com a apresentação presencial de projetos de estudantes do ensino básico de escolas do Estado do Rio de Janeiro.
Em outubro, está sendo realizada a Pré-FECTI 2022, com o oferecimento de Oficinas de formação continuada de professores e Palestras para professores e estudantes.
Para participar é só acessar O canal Eureka da Fundação CECIERJ: https://www.youtube.com/c/EurekaCecierj , onde poderá assistir:
Dia 03/10/2022, Praça da Ciência Itinerante – Oficina, das 18h às 19:30h
Agroecologia – base para a produção de alimentos de forma sustentável
Esta oficina teórica tem por objetivo levar aos professores conhecimentos a respeito desta ciência que fundamenta a produção de alimentos de maneira sustentável, com respeito ao meio ambiente, aos produtores e aos consumidores. Nos tempos atuais, com a crise climática e a degradação acentuada do meio ambiente, é urgente repensarmos e debatermos os modelos produtivos e de consumo. A oficina AGROECOLOGIA visa levar aos professores participantes algumas informações e conhecimentos que contribuam para a discussão deste tema em sala de aula.
Professora: Tayana Galvão, bióloga, mestre em Agricultura Orgânica. Atua em pesquisas na área de agroecologia e biologia do solo junto ao Núcleo de Pesquisa e Treinamento para Agricultores-NPTA da Embrapa Agrobiologia.
Dia 5/10/2022, Praça da Ciência Itinerante – Oficina, das 18h às 19:30h
Poliedros Decorados
A Expressão Gráfica é intrínseca à humanidade. No entanto, ela é típica da Natureza como um todo. Muitos animais se comunicam via signos visuais e, quanto mais se perscruta o Universo, mais se tornam conhecidas surpreendentes estruturas gráficas que inspiram soluções de design no âmbito da Biomimética. A oficina "Poliedros Decorados" se situa neste campo do conhecimento e visa familiarizar os participantes com estes sólidos espaciais por meio de sua construção e decoração com texturas visuais.
Ementa: Expressão Gráfica e Vida. Biomimética. Poliedros de Platão: aplicações e construção. Texturas Visuais.
Professor: André Antônio de Souza, Mestrado em Design. Participa dos grupos de pesquisa CRIAR – Percepção Visual e Representação Projetiva/UFRJ e CURA – Cultura Urbanismo Resistência Arquitetura/UERJ.
Dia 6/10/2022, Mesa-Redonda, das 18h às 19:30h
Modernidades e modernizações: conversa sobre a ciência brasileira na época do centenário da independência, com o olhar do bicentenário
No marco da comemoração do bicentenário, e no meio de múltiplos diálogos ao redor da ciência produzida no Brasil ao longo de 200 anos, será feita uma conversa retrospectiva, tomando como ponto de referência as comemorações do centenário da independência, que através de eventos como a Exposição Universal de 1922, queriam exibir pro mundo um Brasil com notável desenvolvimento, apesar do elevado custo social e econômico que significou na época a inserção de vanguardas tecnológicas, científicas e artísticas em um país que ainda hoje, no burburinho do bicentenário, está longe de resolver as contradições dos seus anseios de progresso.
Mediador: Vladímir Jearim Peña Suárez
Doutorado em Astronomia pelo Observatório Nacional. Atua como professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro e como bolsista da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, da Fundação CECIERJ.
Palestrantes:
José Abdalla Helayel Neto
Doutorado em Física. Pesquisador da Coordenação de Astrofísica, Cosmologia e Interações Fundamentais, COSMO, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Atua também na pesquisa e no ensino na área da Educação, com foco na Educação em Periferias Urbanas.
Malu Cerqueira
Designer de animação e produtora multimidia, pelo Instituto Infnet do Rio de Janeiro. Foi a curadora da amostra digital “A Exposição Universal de 1922 pelas fotografias de Augusto Malta”, projeto contemplado no edital FMIS 1/2021 do Museu da Imagem e do Som, que esteve aberta à visitação entre 5 de agosto e 9 de setembro de 2022.
Moema Vergara
Doutorado em História Social da Cultura, pesquisadora da Coordenação de Pesquisa e Arquivo do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Em 2022 lançou o dossiê sobre História da Ciência no Brasil na Biblioteca Nacional Digital e coordenou o projeto 200 anos de ciência e nação.
Dia 10/10, Mesa-Redonda, das 18h às 19:30h
Mulheres na Ciência
Panorama sobre estratégias e desafios da participação das mulheres nas ciências e na divulgação científica.
Mediadora: Mônica Dahmouche
Doutorado em Física, Professora da Fundação Cecierj junto à Vice-Presidência Científica
Palestrantes:
Edna Santiago Benta
Doutorado em Engenharia, Professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Gabriela Reznik
Bióloga, Doutorado em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde / Fundação Oswaldo Cruz.
Natália Amarinho Nunes
Doutorado em Astronomia, Pesquisadora do Laboratório Nacional de Astrofísica.
Estudantes e docentes de escolas do Estado do Rio de Janeiro, não percam a oportunidade de participar da 16ª. FECTI. As inscrições estão abertas até 5 de setembro e o evento irá ocorrer nos dias 26 e 27 de novembro de 2022, na cidade do Rio de Janeiro.
Realização
Fundação CECIERJ/Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro
Apoio
FAETEC, FAPERJ, CNPq/MCTI
Mais informações:
Página : http://cederj.edu.br/divulgacao/fecti/
Fanpage: http://pt-br.facebook.com/pages/FECTI/321465447966139
Plataforma SisFECTI: https://fecti.cecierj.edu.br/login
e-mail: fecti@cecierj.edu.br
A FECTI é a maior feira de ciências voltada para a educação básica do Estado do Rio de Janeiro. Na FECTI, são apresentados projetos de pesquisas desenvolvidos por estudantes em suas escolas, das redes pública e privada de ensino, sob orientação de seus professores.
Estudantes do Ensino Fundamental II, Médio ou Técnico podem inscrever seu projeto desenvolvido sob orientação de um docente de seu colégio e com a participação, opcional, de um coorientador maior de 18 anos. O aluno precisará estar matriculado em uma escola situada no Estado do Rio de Janeiro para participar da XVI FECTI.
As inscrições, gratuitas, devem ser realizadas na plataforma SisFECTI.
Os alunos de 6º ao 9º ano devem inscrever seus projetos nas categorias de Ciências no Ensino Fundamental II, e os estudantes do ensino médio e técnico nas categorias Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Desenvolvimento de Tecnologia ou Interdisciplinar (para projetos de Arte e Ciência, Ciência e Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência).
Os projetos podem ter sido desenvolvidos individualmente ou em grupo de até três alunos. Cada professor poderá participar em até 4 projetos e cada estudante somente poderá estar inscrito em 1 projeto. Cada escola poderá concorrer com até 4 projetos, com possíveis exceções no caso de feiras de ciências colegiais afiliadas.
Feiras de ciências realizadas no Estado do Rio de Janeiro poderão submeter seu pedido de afiliação, enviando mensagem para fecti@cecierj.edu.br com o título: solicitação de afiliação à XVI FECT.
Os projetos, submetidos no formato de um artigo elaborado segundo as normas da XVI FECTI, são avaliados e selecionados pelo Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência. Para se tornarem finalistas, os selecionados deverão enviar pela plataforma SisFECTI, além da autorização de imagem, o link de um vídeo (de até 5 minutos) com a apresentação do projeto pelos estudantes autores e o pôster elaborado segundo o modelo da XVI FECTI.
Os projetos finalistas serão apresentados pelos estudantes na XVI FECTI presencial no final de novembro, na cidade do Rio de Janeiro, quando serão avaliados novamente pelo Comitê Científico.
A exposição dos projetos será aberta e gratuita para visitação.
Ao final do evento, irá ocorrer a premiação.
Etapas | Datas prováveis |
Inscrições na plataforma SisFECTI | 5 de julho a 5 de setembro |
Prazo final para envio do arquivo de artigo com as correções solicitadas, via e-mail da FECTI | 3 de outubro |
Prazo para Inscrições de projetos indicados pelas feiras afiliadas | 20 de setembro a 25 de outubro |
Divulgação selecionados | 4 de novembro |
Etapa final (envio de link de vídeo, pôster e autorização de imagem) | 4 a 11 de novembro |
Divulgação dos finalistas | 17 de novembro |
XVI FECTI Presencial | 26 e 27 de novembro |