Não perca a Pré-FECTI!

Vem aí a XVI FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro!

A 16ª. edição da FECTI irá ocorrer nos dias 26 e 27 de novembro, com a apresentação presencial de projetos de estudantes do ensino básico de escolas do Estado do Rio de Janeiro.

Em outubro, está sendo realizada a Pré-FECTI 2022, com o oferecimento de Oficinas de formação continuada de professores e Palestras para professores e estudantes.

Para participar é só acessar O canal Eureka da Fundação CECIERJ: https://www.youtube.com/c/EurekaCecierj , onde poderá assistir:

Dia 03/10/2022, Praça da Ciência Itinerante – Oficina, das 18h às 19:30h

Agroecologia – base para a produção de alimentos de forma sustentável

Esta oficina teórica tem por objetivo levar aos professores conhecimentos a respeito desta ciência que fundamenta a produção de alimentos de maneira sustentável, com respeito ao meio ambiente, aos produtores e aos consumidores. Nos tempos atuais, com a crise climática e a degradação acentuada do meio ambiente, é urgente repensarmos e debatermos os modelos produtivos e de consumo. A oficina AGROECOLOGIA visa levar aos professores participantes algumas informações e conhecimentos que contribuam para a discussão deste tema em sala de aula.

Professora: Tayana Galvão, bióloga, mestre em Agricultura Orgânica. Atua em pesquisas na área de agroecologia e biologia do solo junto ao Núcleo de Pesquisa e Treinamento para Agricultores-NPTA da Embrapa Agrobiologia.

Dia 5/10/2022, Praça da Ciência Itinerante – Oficina, das 18h às 19:30h

Poliedros Decorados

A Expressão Gráfica é intrínseca à humanidade. No entanto, ela é típica da Natureza como um todo. Muitos animais se comunicam via signos visuais e, quanto mais se perscruta o Universo, mais se tornam conhecidas surpreendentes estruturas gráficas que inspiram soluções de design no âmbito da Biomimética. A oficina "Poliedros Decorados" se situa neste campo do conhecimento e visa familiarizar os participantes com estes sólidos espaciais por meio de sua construção e decoração com texturas visuais.

Ementa: Expressão Gráfica e Vida. Biomimética. Poliedros de Platão: aplicações e construção. Texturas Visuais.

Professor: André Antônio de Souza, Mestrado em Design. Participa dos grupos de pesquisa CRIAR – Percepção Visual e Representação Projetiva/UFRJ e CURA – Cultura Urbanismo Resistência Arquitetura/UERJ.

Dia 6/10/2022, Mesa-Redonda, das 18h às 19:30h

Modernidades e modernizações: conversa sobre a ciência brasileira na época do centenário da independência, com o olhar do bicentenário

No marco da comemoração do bicentenário, e no meio de múltiplos diálogos ao redor da ciência produzida no Brasil ao longo de 200 anos, será feita uma conversa retrospectiva, tomando como ponto de referência as comemorações do centenário da independência, que através de eventos como a Exposição Universal de 1922,  queriam exibir pro mundo um Brasil com notável desenvolvimento, apesar do elevado custo social e econômico que significou na época a inserção de vanguardas tecnológicas, científicas e artísticas em um país que ainda hoje, no burburinho do bicentenário, está longe de resolver as contradições dos seus anseios de progresso.

Mediador: Vladímir Jearim Peña Suárez

Doutorado em Astronomia pelo Observatório Nacional. Atua como professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro e como bolsista da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, da Fundação CECIERJ.

Palestrantes:

José Abdalla Helayel Neto

Doutorado em Física. Pesquisador da Coordenação de Astrofísica, Cosmologia e Interações Fundamentais, COSMO, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Atua também na pesquisa e no ensino na área da Educação, com foco na Educação em Periferias Urbanas.

Malu Cerqueira

Designer de animação e produtora multimidia, pelo Instituto Infnet do Rio de Janeiro. Foi a curadora da amostra digital “A Exposição Universal de 1922 pelas fotografias de Augusto Malta”, projeto contemplado no edital FMIS 1/2021 do Museu da Imagem e do Som, que esteve aberta à visitação entre 5 de agosto e 9 de setembro de 2022.

Moema Vergara

Doutorado em História Social da Cultura, pesquisadora da Coordenação de Pesquisa e Arquivo do Museu de Astronomia e Ciências Afins. Em 2022 lançou o dossiê sobre História da Ciência no Brasil na Biblioteca Nacional Digital e coordenou o projeto 200 anos de ciência e nação.

Dia 10/10, Mesa-Redonda, das 18h às 19:30h

Mulheres na Ciência

Panorama sobre estratégias e desafios da participação das mulheres nas ciências e na divulgação científica.

Mediadora: Mônica Dahmouche

Doutorado em Física, Professora da Fundação Cecierj junto à Vice-Presidência Científica

Palestrantes:

Edna Santiago Benta

Doutorado em Engenharia, Professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Gabriela Reznik

Bióloga, Doutorado em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde / Fundação Oswaldo Cruz.

Natália Amarinho Nunes

Doutorado em Astronomia, Pesquisadora do Laboratório Nacional de Astrofísica.

XVI FECTI: INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 15 DE SETEMBRO!

 

XVI FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro

Estudantes e docentes de escolas do Estado do Rio de Janeiro, não percam a oportunidade de participar da 16ª. FECTI. As inscrições estão abertas até 5 de setembro e o evento irá ocorrer nos dias 26 e 27 de novembro de 2022, na cidade do Rio de Janeiro.

O que é a FECTI?

A FECTI é a maior feira de ciências voltada para a educação básica do Estado do Rio de Janeiro. Na FECTI, são apresentados projetos de pesquisas desenvolvidos por estudantes em suas escolas, das redes pública e privada de ensino, sob orientação de seus professores.

Quem pode participar da FECTI?

Estudantes do Ensino Fundamental II, Médio ou Técnico podem inscrever seu projeto desenvolvido sob orientação de um docente de seu colégio e com a participação, opcional, de um coorientador maior de 18 anos. O aluno precisará estar matriculado em uma escola situada no Estado do Rio de Janeiro para participar da XVI FECTI.

 

Como participar da FECTI?

As inscrições, gratuitas, devem ser realizadas na plataforma SisFECTI. 

Os alunos de 6º ao 9º ano devem inscrever seus projetos nas categorias de Ciências no Ensino Fundamental II, e os estudantes do ensino médio e técnico nas categorias Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Desenvolvimento de Tecnologia ou Interdisciplinar (para projetos de Arte e Ciência, Ciência e Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência).

Os projetos podem ter sido desenvolvidos individualmente ou em grupo de até três alunos. Cada professor poderá participar em até 4 projetos e cada estudante somente poderá estar inscrito em 1 projeto. Cada escola poderá concorrer com até 4 projetos, com possíveis exceções no caso de feiras de ciências colegiais afiliadas.

Feiras de ciências realizadas no Estado do Rio de Janeiro poderão submeter seu pedido de afiliação, enviando mensagem para fecti@cecierj.edu.br com o título: solicitação de afiliação à XVI FECT.

Como os projetos são avaliados e selecionados?

Os projetos, submetidos no formato de um artigo elaborado segundo as normas da XVI FECTI, são avaliados e selecionados pelo Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência. Para se tornarem finalistas, os selecionados deverão enviar pela plataforma SisFECTI, além da autorização de imagem, o link de um vídeo (de até 5 minutos) com a apresentação do projeto pelos estudantes autores e o pôster elaborado segundo o modelo da XVI FECTI.

Como será a apresentação dos projetos finalistas?

Os projetos finalistas serão apresentados pelos estudantes na XVI FECTI presencial no final de novembro, na cidade do Rio de Janeiro, quando serão avaliados novamente pelo Comitê Científico. 

A exposição dos projetos será aberta e gratuita para visitação.

Ao final do evento, irá ocorrer a premiação.

Premiação
  • Troféu para a escola onde foi desenvolvido o projeto primeiro colocado em cada uma das 6 categorias.
  • Medalhas para estudantes e professores dos três projetos mais bem colocados em cada categoria.
  • Prêmio Divulgação Científica – Medalhas para estudantes e professores autores do melhor projeto, considerando a apresentação dos estudantes e a escrita científica.
  • Prêmio Meninas na Ciência – Medalhas para o grupo composto por integrantes do sexo feminino que se destacar na XVI FECTI, como forma de incentivo e reconhecimento ao papel das mulheres na ciência.
  • FEBRACE: 3 a 4 projetos serão indicados para participar da FEBRACE de 2023, organizada pela USP – São Paulo, SP.
  • FenaDante: 2 projetos receberão credenciamento para participar da FenaDante 2023, organizada pelo Colégio Dante Alighieri em São Paulo, SP.
  • Ciência Jovem: 2 projetos serão indicados para participar da Ciência Jovem 2023, organizada pelo Espaço da Ciência de Olinda, PE.
  • MOSTRATEC: 3 projetos receberão credenciamento para participar da MOSTRATEC de 2023, organizada pela Fundação Liberato – Novo Hamburgo, RS.
Cronograma da XVI FECTI
Etapas Datas prováveis
Inscrições na plataforma SisFECTI 5 de julho a 5 de setembro
Prazo final para envio do arquivo de artigo com as correções solicitadas, via e-mail da FECTI 3 de outubro
Prazo para Inscrições de projetos indicados pelas feiras afiliadas 20 de setembro a 25 de outubro
Divulgação selecionados 4 de novembro
Etapa final (envio de link de vídeo, pôster e autorização de imagem) 4 a 11 de novembro
Divulgação dos finalistas 17 de novembro
XVI FECTI Presencial  26 e 27 de novembro

Realização
Fundação CECIERJ/Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro

Apoio
FAETEC, FAPERJ, CNPq/MCTI

Mais informações:
Página : http://cederj.edu.br/divulgacao/fecti/
Fanpage: http://pt-br.facebook.com/pages/FECTI/321465447966139
Plataforma SisFECTI: https://fecti.cecierj.edu.br/login
e-mail: fecti@cecierj.edu.br

X