Praça da Ciência Itinerante é um projeto de educação continuada e divulgação científica criado em 1994 pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro. É coordenado pela Fundação CECIERJ em parceria com outras instituições públicas de ensino e pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

As principais atividades do projeto são: Educação Continuada de professores e alunos da sescolas de formação de professores e exposições interativas para alunos, professores e público em geral.

A educação continuada acontece por meio de oficinas de Biologia, Física, Geologia, Matemática, Química e Artes.

Acreditando que a experimentação é uma atividade essencial às aulas de ciências, todas as oficinas do projeto apresentam como uma de suas atividades, a construção de experimentos através de materiais de fácil aquisição e manuseio. Os professores tendo aprendido a trabalhar com esses kits poderão, facilmente, aplicá-los em suas atividades docentes.

As exposições interativas, sempre acompanhadas do planetário inflável, acontecem tendo como suporte, tanto kits experimentais de grande porte, quanto os materiais construídos nas oficinas.

Todas essas atividades são desenvolvidas de forma itinerante, através de parcerias com Secretarias Municipais de Educação e escolas de formação de professores e a Fundação CECIERJ. O Projeto Praça da Ciência Itinerante, atuando desde 1994​, já atingiu todos os Municípios do Estado do Rio de Janeiro, tendo atendido, a maior parte deles, mais de uma vez.

Para agendar uma visita nossa ao seu Município entre em contato com a Fundação CECIERJ (21) 2334-1582 | pracadaciencia@cecierj.edu.br

Oficina de Artes - Arte, Ciência e Vida com professor Francisco Lima

O tripé arte, ciência e vida é fundamento de qualquer sociedade civilizada. A nossa responsabilidade pelo nosso “olhar em volta” é imenso, pois é esta observação de mundo que nos permite compreendê-lo e transformá-lo sempre para o bem comum. A oficina que agora propomos, parte deste pressuposto. É preciso observar o mundo para compreendê-lo em suas múltiplas manifestações. Em nosso caso, a arte será o campo para esta reflexão.

  1.  
Oficina de Matemática - Dobrando e Desdobrando: a matemática através do origami com professora Rosana Gomes

Esta oficina tem por objetivo mostrar que a Matemática, apesar de ser uma disciplina que envolve cálculos e fórmulas, pode e deve ter um ensino prazeroso e interessante. Dessa forma, “Dobrando e Desdobrando” deve ser trabalhada como um recurso de investigação e de soluções de problemas no ensino-aprendizagem de Matemática. A intenção é que o professor leve o aluno a experimentar e refletir, chegando às suas próprias conclusões, utilizando o origami.

Oficina de Ciências - Água, saúde e ambiente com professora Celia Santiago

Partindo do princípio de que a escola é o espaço de formação continuada dos professores, nossa proposta objetiva a construção de materiais didáticos de baixo custo e de fácil manuseio de forma que as aulas não sejam expositivas, mas que considerem a teoria e a prática em sala de aula como elemento facilitador da aprendizagem. É nesse contexto que se insere a construção de um modelo reduzido de uma mini estação de tratamento de água ( ETA).

Oficina de Ciências - Compostagem: transformando lixo em vida com professora Tayana Galvão

A oficina tem por objetivo introduzir aos professores conceitos e técnicas envolvidos no processo de compostagem, tornando-os capazes de produzir e manejar composteiras nas escolas, bem como de reproduzir este conhecimento e orientar os alunos na prática da compostagem que poderá ser utilizado no ensino de ciências ou de outras disciplinas. É voltada para professores de todas as disciplinas, principalmente ciências e biologia ou outros membros da comunidade escolar que tenham interesse em praticar a compostagem na escola e em suas casas.

Oficina de Ciências - Modelo didático: introdução a biologia viral com a professora Laura Cordioli

A oficina tem por objetivo introduzir ou aprofundar os conhecimentos a respeito da biologia dos vírus, as diversas morfologias, doenças virais e sua profilaxia. Propomos nessa oficina, a confecção de modelo didático como estratégia lúdica para o ensino de microbiologia e a aplicação no ensino de ciências, nas aulas de biologia ou de outras disciplinas. É voltada para professores de todas as disciplinas, principalmente professores de ciências e biologia ou outros membros da comunidade escolar que tenham interesse em atualizações sobre biologia viral.

Contatos

Coordenadora: Sonia Camanho

Tel: (21) 2334-1538 / (21) 99914-7975

e-mail: pracadaciencia@cecierj.edu.br / scamanho@cecierj.edu.br