Início » NAI

O NAI

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) foi criado em janeiro de 2020 com o objetivo de promover políticas e ações que efetivem a inclusão do público interno e externo da Fundação Cecierj, especialmente dos alunos do Consórcio Cederj, buscando garantir o acesso, a permanência e a conclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE) no nível superior.

Consoante com a Lei nº 13.416, conhecida como a Lei Brasileira de Inclusão, que define no art. 27: “A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem”, o NAI pesquisa e coordena a produção de materiais e provas acessíveis, organiza as ações de acompanhamento pedagógico, tutoria de apoio e se articula com os entes da Vice-presidência de Educação a Distância e Vice-presidência Científica para a implementação da política de acessibilidade nas relações de ensino, pesquisa, extensão e divulgação científica.

O NAI foi reconhecido institucionalmente através da publicação da PORTARIA CECIERJ Nº 586 DE 05 DE DEZEMBRO DE 2022. A perspectiva do Núcleo é contemplar toda a diversidade do público da Fundação, considerando as limitações e potencialidades de cada indivíduo.

Histórico

Em 2011, constituiu-se a Comissão de Atendimento ao Aluno com Necessidade Educacional Especial do Consórcio Cederj com o objetivo de estabelecer as normas e orientar os procedimentos a serem adotados pelo Consórcio CEDERJ em relação aos alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais.

A partir da necessidade da articulação de ações com os setores da instituição foi elaborado, em 2019, o Plano de Acessibilidade e Inclusão visando ampliar a discussão, o planejamento e a execução das normas e práticas desse âmbito para toda a Fundação Cecierj.

Criou-se, então, em janeiro de 2020, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão – NAI, com a missão de viabilizar soluções para o público interno e externo da Fundação Cecierj através de ações que rompam barreiras e promovam a acessibilidade física, tecnológica, comunicacional, atitudinal e social, abraçando as diferenças em um espírito de equidade e justiça social.

Hoje, o NAI e a Comissão unem esforços para a promoção de discussões e deliberações para tornar as práticas do Consórcio Cederj cada vez mais inclusivas e acessíveis a todos os alunos.

Nossos Atendimentos

ATUAÇÃO DO NAI NA FUNDAÇÃO CECIERJ:

3.1. Presidência

  • Consultoria em acessibilidade no auditório e eventos
  • Criação do Glossário institucional em Libras
 
Assessoria de Comunicação
  • Orientação para acessibilidade em eventos físicos e virtuais
  • Orientações para legendagem de vídeos
  • Elaboração de audiodescrição de imagens das divulgações
 
Ouvidoria
  • Criação do folheto informativo em braille
 
NITE
  • Parceria em projetos de Inovação, tecnologias e Inclusão

 

3.2. Vice-Presidência Científica

  • Consultoria na elaboração de projetos e contratação de serviços de acessibilidade e inclusão.
  • Orientação para acessibilidade em eventos físicos e virtuais.
  • Orientações para legendagem de vídeos.
  • Elaboração de audiodescrição de imagens das publicações
  • Divulgação de diretrizes para palestrantes ou expositores

 

3.3 Vice-Presidência de Educação a Distância

Consórcio Cederj
  • Mapeamento dos alunos com necessidades educacionais (NEE)
  • Acolhimento ao aluno NEE com suporte individualizado e tutoria de apoio
  • Pesquisa e coordenação do trabalho de adaptação de provas e materiais didáticos
  • Capacitação de tutores e coordenadores

A partir do momento que o aluno é declarado como NEE, o NAI faz o acolhimento entregando a Cartilha do NAI para apresentar o Núcleo e as possibilidades de atendimento.

Cartilha do NAI (.pdf)
Cartilha do NAI (.doc)

 
Diretoria de Extensão
  • Incentivo à seleção acessível de cursistas e bolsistas
  • Divulgação de diretrizes para acessibilidade de recursos educacionais
  • Avaliação dos critérios de acessibilidade nos editais
  • Produção, coordenação e apoio aos cursos com a temática da acessibilidade e inclusão
 
Pré-Vestibular Social e Rede Ceja
  • Divulgação de diretrizes para acessibilidade de recursos educacionais
  • Consultoria na elaboração de materiais institucionais e administrativos acessíveis
Glossário Institucional Cecierj

Capacitações

O NAI desenvolve diretrizes norteadoras para auxiliar a produção de recursos educacionais acessíveis e compartilha esses documentos, além de outros conhecimentos,  nas capacitações periódicas voltadas aos colaboradores da Fundação Cecierj. Tais instrumentos visam capacitar, sensibilizar e promover um olhar inclusivo a todos os programas e ações da Fundação Cecierj.

Pesquisa

O NAI possui um plano de gestão de dados de pesquisa para manter a integridade, eficiência e confiabilidade dos dados relevantes ao núcleo. Assim, para utilização de informações do NAI para fins de pesquisa acadêmica é importante a identificação do pesquisador responsável, o escopo e objetivo da pesquisa, além do compromisso de compartilhamento dos resultados com a Fundação Cecierj.

Processo de solicitação de dados do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão para pesquisa:

  • Projeto de pesquisa com identificação da instituição, do pesquisador e do orientador, de preferência, com aprovação do comitê de ética;
  • Solicitação do orientador de pesquisa, com justificativa;
  • Termo de compromisso de compartilhamento dos resultados divulgados com a Fundação Cecierj.

Os documentos deverão ser enviados para o email nai@cecierj.edu.br e a solicitação será analisada pela equipe do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão em até 15 dias.

Fale Conosco

O NAI está localizado na sede da Fundação Cecierj, Prédio da Central do Brasil, 6º andar, sala 625. Central do Brasil, Rio de Janeiro-RJ. O núcleo também está à disposição através do canal de atendimento: nai@cecierj.edu.br

Para o aluno com necessidades educacionais especiais, temos um canal exclusivo: atendimentonai@cecierj.edu.br

Parcerias

O NAI busca realizar convênios e parcerias com comissões da área de inclusão, outros núcleos de acessibilidade e demais instituições com o intuito de compartilhar saberes, aprimorar o atendimento aos estudantes NEE e desenvolver novas tecnologias para acessibilidade e inclusão.

Contato: nai@cecierj.edu.br

X