Palestrantes e Mediadores

Foto: Fill Dutra

PROFESSOR ROBSON MARTINS

CIEP 449 Gov. Leonel de Moura Brizola Intercultural Brasil-França em Niterói / RJ.

Artista visual, poeta, compositor e percussionista. Pós-graduado em Arte Terapia pela Universidade Cândido Mendes. Obteve licenciatura plena em Educação Artística pela Universidade Salgado de Oliveira. Coautor do projeto FOSSILIZARTE, um dos finalistas do 4º Prêmio Shell de Educação Científica do Rio de Janeiro, edição 2017, em parceria com Alberto Lazzaroni. Desenvolve estudos que relacionam a construção de experimentos e o cotidiano. Integrante da Rede Ciência, Arte e Cidadania.

Foto: Fill Dutra

PROFESSOR ADRIANO FURTADO

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET / RJ. Campus Nova Iguaçu

Violonista, compositor e arranjador. Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado pelo Conservatório Brasileiro de Música, obteve licenciatura plena em Educação Artística, e bacharelado em Música. Desenvolve atividades como violinista da Camerata de violões e do Grupo Cultural Jongo da Serrinha. Atua no Cefet Trio, projeto de extensão que promove a integração entre Arte, Matemática e Filosofia por meio da Música.

Foto: Fill Dutra

PROFESSORA CLAUDIA LIRA

Escola Municipal Boa Esperança e Colégio Estadual Paulino Barbosa

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Iguaçu, obteve grau de especialista em Ciências Ambientais na Universidade Estácio de Sá. Participou da Olimpíada Nacional de Ciências, tendo sido contemplada com medalha de ouro pela coorientação, em parceria com Deize Barreiros Abreu, do aluno Eliel de Andrade Barcelos. Como professora, leciona nos municípios de Paracambi e Berford Roxo, onde busca conciliar os conteúdos programáticos às ações extracurriculares.

Foto: Fill Dutra

PROFESSOR ALBERTO LAZZARONI

CIEP 449 Gov. Leonel de Moura Brizola Intercultural Brasil – França em Niterói / RJ.

Biólogo e farmacêutico. Doutorando e Mestre em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Professor de Ciências Físicas e Biológicas, e Química. Redator estadual da Base Nacional Comum Curricular, área de Ciências. Coordenador do Clubes de Ciência Brasil. Colunista da Revista Ciência Hoje das Crianças. Atua nas áreas de construção de jogos didático-pedagógicos, formação docente inicial e divulgação científica. Membro da Rede Ciência, Arte e Cidadania.

Foto: Fill Dutra

THELMA LOPES

Coordenadora da I Olimpíada de Ciência e Arte da Fundação Cecierj.

Doutora em Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz. Mestre em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. No Jornal do Brasil escreveu sobre Ciências, Artes e sociedade, entre 2018 e 2019. Cofundadora do “Ciência em Cena” /Fiocruz, atua no desenvolvimento de projetos e produtos que articulam divulgação científica às Artes. Atualmente coordena os Espaços da Ciência vinculados à Fundação Cecierj. Autora do livro “Do fóssil ao fosso: arte, ciência e empatia”, 2020, e coeditora do livro “Ciência em cena: teatro no Museu da Vida”, 2019. Integra a Rede Ciência, Arte e Cidadania.

Foto: Fill Dutra

MÔNICA DAHMOUCHE

Equipe da I Olimpíada de Ciência e Arte da Fundação Cecierj.

Física. Doutora e Mestre em Física pela Universidade de São Paulo, campus São Carlos. Pós-doutorado pelo Bureau Nacional de Metrologie, Observatório de Paris. Docente da Fundação Cecierj e do Mestrado e Especialização em Divulgação da Ciência e da Saúde, desenvolvido na Fiocruz em parceria com outras instituições. Implantou e coordenou a Caravana da Ciência. Foi vice-presidente científica da Fundação Cecierj por 12 anos. Coordenou o processo de implantação e dirigiu o Museu Ciência e Vida. Pesquisadora do Observatório de Centros e Museus de Ciência e Tecnologia.

Foto: Fill Dutra

LUIZ BENTO

Equipe da I Olimpíada de Ciência e Arte da Fundação Cecierj.

Biólogo. Doutor em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em educação a distância, pela Universidade Federal Fluminense. Divulgador de ciências da Fundação Cecierj e pesquisador do grupo “Cultura, Educação e Divulgação Científicas” / Universidade Estadual de Campinas. Membro da câmara setorial de desenvolvimento sustentável do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro / Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Atualmente é diretor do Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj.

X