Palestrantes e Mediadores

Foto: Fill Dutra
rcsilva@cecierj.edu.br
Currículo Lattes

ROBSON COUTINHO​-SILVA

Professor Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui Licenciatura em Física, doutorado em Ciências Biológicas, pós-doutorado pelo Royal Free and University College Medical School, Londres . É Cientista do Nosso Estado CNE/FAPERJ. Presidente do Espaço Ciência Viva, Rio de Janeiro (2013-2018) e atual vice-presidente científico da Fundação Cecierj.

Foto: Fill Dutra
simonesalomao@uol.com.br
Currículo Lattes

SIMONE SALOMÃO

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, UFF. Docente da Faculdade de Educação da UFF, possui experiência como professora de Ciências nas redes pública e privada. Como pesquisadora, explora temas ligados ao ensino e aprendizagem de Ciências, linguagem literária e científica e formação de professores.

Foto: Fill Dutra
ulissesandre13@hotmail.com
YouTube

ULISSES ANDRÉ

Professor de Química, engenheiro agrônomo, cantor e compositor. Um dos discos gravados, “Mais que um imortal”, é constituído por canções inspiradas em contos de Machado de Assis. Na música “A Ciência e a flor”, de 2015, termos da Biologia taxonômica são cantados em voz, violão, teclado, baixo e guitarra. Em jogo de palavras ritmado e divertido, os vocábulos científicos são associados ao cotidiano, afetos e à poesia do dia a dia.

Foto: Fill Dutra
vaniarocha2712@gmail.com
Currículo Lattes

VÂNIA ROCHA

Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre em Ensino e Doutora em Saúde Pública pela Fiocruz. Desenvolveu parte do doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. Atuou no “Museu da Vida” em atividades voltadas à Educação em saúde, Educação em ciências, Saúde e ambiente, e como pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde – Fiocruz. Atualmente é professora visitante da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

THELMA LOPES

Doutora em Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz. Mestre em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Graduada em Teatro pela Casa das Artes de Laranjeiras, lecionou na escola por 15 anos. Pesquisa a interação entre diferentes linguagens. No Jornal do Brasil escreveu sobre Ciências, Artes e sociedade, entre 2018 e 2019. Foi uma das fundadoras do Ciência em Cena/ Fiocruz. Atualmente coordena os Espaços da Ciência vinculados à Fundação Cecierj e a I Olimpíada de Ciência & Arte da instituição.

RENATA SANT`ANNA

Escritora, curadora e educadora em Artes Visuais. Mestre em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, USP, e doutoranda em Estética e História da Arte, USP. Atuou no Atelier des Enfants, Centre Georges Pompidou, Musée d’Orsay, em Paris; e na National Gallery of Art, em Washington. No Museu de Arte Contemporânea da USP, coordena, dentre outros, o programa Histórias da Arte para crianças. Publicou livros de arte para crianças e adolescentes.

FRANCISCO ROMÃO

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor em Ciências, pela Escola Nacional de Saúde Pública e pós-doutorado em Ensino de Biociências na Saúde, pelo Instituto Oswaldo Cruz. Na UERJ é professor adjunto do Instituto de Nutrição, bolsista no Programa Prociência e docente dos Programas de Pós Graduação de Comunicação e de Alimentação, Nutrição e Saúde.

Foto: Fill Dutra
saulopaschoaletto@ufrj.br
Currículo Lattes

SAULO PASCHOALETTO DE ANDRADE

Graduado em Ciências Biológicas pela UFRJ/CEDERJ e Gestão Ambiental pela UNINTER. Especialização em Saúde Pública pela UFF; Saúde Ambiental pelo IESC/UFRJ e Ensino de Química pela UNINTER. Vencedor do prêmio Shell de Educação Científica, edição 2016. É mestrando do ProfBio, UFJF; Mediador presencial da UFRJ, Polo de Três Rios, curso de Ciências Biológicas; Professor de Ciências da Natureza e suas Tecnologias na rede pública estadual e privada.

Foto: Fill Dutra

joao@artsci.fr
Currículo Lattes

JOÃO SILVEIRA

João Silveira é designer educacional, pesquisador e artista. É doutor em Educação, Gestão e Comunicação Científica pela UFRJ. Foi fellow na Universidade de Harvard e atualmente mora na França, onde trabalha na IFP School | Axens Academy. Na área das artes, João tem uma experiência de 30 anos como bailarino e coreógrafo profissional e mais de 4000 espectáculos na carreira.

Foto: Fill Dutra
sheila.assisbiouff@gmail.com
Currículo Lattes

SHEILA SOARES

Doutora e mestre em Ciências em Ensino em Biociências e Saúde (IOC/FIOCRUZ). Especialista em educação a distância, bacharel em Ciências Biológicas – ênfase em Biologia Marinha e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui experiência nas seguintes áreas: formação de professores, formação permanente na área da saúde, Ensino de Ciências e Biologia, educação em saúde, intersetorialidade, doenças negligenciadas, divulgação científica.

Foto: Fill Dutra
temoteo.telma@gmail.com
Currículo Lattes

TELMA TEMOTEO

Bióloga e Doutora em Ciências pelo Instituto Oswaldo Cruz, IOC, FIOCRUZ. Professora de Biologia no Ensino Médio, é também coordenadora pedagógica no Ensino Fundamental II, no Colégio Anglo, em Resende. Integra o corpo docente da Pós-graduação em Ensino de Biociências e Saúde, do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos, LITEB/IOC. É mediadora presencial no curso de Ciências Biológicas, ministrado na UERJ, vinculado à Fundação Cecierj.

Foto: Fill Dutra
gustavo.a.b.ottoni@gmail.com
Biografia

GUSTAVO OTTONI

Ator, autor, diretor teatral e músico, ao longo de extensa carreira, vem atuando em cinema, teatro e televisão. É graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNI-Rio, e pela Escola de Música Villa-Lobos. É um dos fundadores do Ciência em Cena, espaço componente do Museu da Vida, Fiocruz, onde foi responsável pela programação teatral, criando espetáculos que articulam Ciências e Artes.

CARLA ALMEIDA

Jornalista especializada em ciência, com mestrado e doutorado em divulgação científica. Integra a equipe do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida/Fiocruz, onde desenvolve pesquisas centradas nas relações entre ciência e sociedade, com foco em diferentes mídias e no teatro. É membro dos corpos docentes do curso de Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência e do Mestrado Acadêmico em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde, ambos vinculados à Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

X