Terminou neste sábado a a XIII Fecti, a maior feira de ciência, tecnologia e inovação do Estado do Rio de Janeiro, que mais uma vez aconteceu no CEFET/RJ, campus Maracanã.  Este ano exposição reuniu 176 trabalhos, de escolas de 40 municípios, que foram divididos em seis categorias: Ciências no Ensino Fundamental II – 6° e 7° ano; Ciências no Ensino Fundamental II – 8° e 9º ano; Ciências Biológicas & da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Desenvolvimento de Tecnologia; Interdisciplinar – as quatro últimas são voltadas para estudantes do ensino médio e técnico.

A cerimônia de encerramento contou com a apresentação da Banda Sinfônica da Faetec Marechal Hermes e com a presença do Presidente da Fundação Cecierj, Gilson Rodrigues, que comandou a entrega das medalhas.

“Estamos muito felizes em dar a oportunidade a esses alunos, novos cientistas, de descobrirem e lançarem novos projetos para contemplar o dia a dia da vida de todos nós”, disse Gilson Rodrigues, que aproveitou para fazer um convite: “Esse momento é muito importante porque conseguimos mobilizar todos os municípios do Rio de Janeiro e trazer esses alunos para o evento. Muito obrigado, participem e esperem a FECTI que acontecerá em 2020”.

Veja abaixo a lista de todos os premiados, clique no link abaixo:

Premiados na XIII FECTI

Veja abaixo a premiação da cada categoria:

• Troféu para a escola onde foi desenvolvido o projeto melhor colocado em cada uma das 6 categorias.
  • Medalhas para estudantes e professores dos três melhores trabalhos em cada categoria.
  • Prêmio Divulgação Científica – Medalhas para estudantes e professores autores do melhor projeto escrito elaborado segundo as Normas e modelos para elaboração de trabalho para a XIII FECTI.
  • Prêmio Meninas na Ciência – Medalhas para o grupo composto por integrantes do sexo feminino que se destacar na XIII FECTI, como forma de incentivo e reconhecimento ao papel das mulheres na ciência.
  • Bolsas CNPq: Os alunos autores dos trabalhos premiados que estiverem cursando o ensino médio/técnico até o final de 2020, irão concorrer a quinze bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq.
  • FEBRACE: três projetos serão indicados para participar da FEBRACE de 2020, organizada pela USP na cidade de São Paulo.
  • Ciência Jovem: dois projetos serão indicados para participar da Ciência Jovem 2020, organizada pelo Espaço da Ciência de Olinda, PE.
  • MOSTRATEC: três projetos receberão credenciamento para participar da MOSTRATEC de 2020, em Novo Hamburgo, RS.