As universidades públicas que fazem parte do Consórcio Cederj lançam uma nova iniciativa: o Saber Comum – Educação a Distância e Divulgação Científica voltado para alunos da pós-graduação. O objetivo é oferecer disciplinas de formação geral, que auxiliem na reflexão sobre a esfera do comum, saberes e políticas que dizem respeito à vida coletiva, à divisão de poderes na democracia e aos laços sociais. A iniciativa conta com a parceira da Fundação Cecierj, que vai participar da elaboração dos cursos a distância, treinamento, coordenação da equipe de tutores e suporte técnico ao longo do semestre letivo, além de hospedar essa primeira oferta na nossa plataforma. As aulas começam no dia 29 de setembro e vão acontecer de forma 100% remota e com transmissão pela TV Alerj. As inscrições ficam abertas até 02 de outubro.

Os alunos matriculados nos programas de mestrado ou doutorado das instituições de ensino superior parceiras que se inscreverem nas disciplinas terão acesso ao AVA com material de estudos complementares e onde ocorrerão as atividades e avaliações. Serão oferecidas duas disciplinas (‘Democracia, Desigualdades e Direitos’ e ‘Saúde e Ciência em Tempos de Pandemia’), que terão seus conteúdos trabalhados de duas formas:

> Videoaulas semanais: exibidas na TV Alerj (TV aberta canal 15.2 e NET canal 12) e disponíveis no YouTube do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e TV Alerj.

> Plataforma Moodle: um ambiente virtual de aprendizagem onde há material de aprofundamento, atividades, debates e interações entre os estudantes. É por meio da participação nesse ambiente que são feitas as avaliações.

Para saber mais detalhes sobre as disciplinas e como se matricular, clique aqui.