Está aberto o prazo de submissão para compor o dossiê temático “Meninas e Mulheres na Ciência”, a ser publicado na seção “Divulgação Científica e Ensino de Ciências”, da revista Educação Pública, da Fundação Cecierj. Os interessados têm até o dia 20 de julho para enviar os artigos em educacaopublica.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/index.php/educacaopublica.
O dossiê “Meninas e Mulheres na Ciência” pretende estimular reflexões e análises acerca das várias iniciativas que envolvem meninas e mulheres em áreas de ciências exatas, engenharias e computação desenvolvidas no território brasileiro e de outros países. Os textos apresentados a respeito desta temática, deverão analisar e problematizar um ou mais dos seguintes tópicos:
- Desenvolvimento de projetos de estímulo à inserção de meninas e mulheres nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação realizados em escolas, universidades, museus de ciência e outros;
- Iniciativas de promoção da divulgação de carreiras nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação;
- Estudos sistemáticos sobre a participação de meninas em projetos de ciências exatas, engenharias e computação;
- Impactos na comunidade escolar onde as ações são desenvolvidas;
- Pesquisas que proponham design inclusivo e acessibilidade de gênero, estudos da representação de gênero nas tecnologias, impacto do gênero nas interações digitais, UX (user experience – experiência do usuário) e preferências e necessidades de design relacionadas ao gênero, bem como preconceito e viés de gênero em algoritmos.
- História da participação de mulheres em ações nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação.
“No Brasil, há mais de uma década, temos visto vários projetos orientados por equidade de gênero na educação em ciências exatas, engenharias e computação que, em geral, buscam estimular o interesse e a inserção de meninas e mulheres nessas áreas. Convidamos a comunidade a discutir os pressupostos que orientam a realização dessas inúmeras iniciativas”, destacou Mônica Dahmouche, uma das organizadoras do Dossiê Temático.
Em paralelo, esses projetos promovem discussões acerca da presença das mulheres em ciência e tecnologia, que vêm sendo realizadas nas escolas, universidades, museus de ciência e em outras instituições afins. As redes sociais também têm se revelado potencializadoras de muita discussão sobre este tema, seja na divulgação de projetos desenvolvidos em espaços formais ou especificamente em ambiente virtual, de forma ampla e múltipla.
Nesse contexto, é necessário estimular as produções acadêmico-científicas sobre os diversos projetos orientados por equidade de gênero e suas interseccionalidades na educação, bem como seus respectivos desdobramentos. O Dossiê Temático “Meninas e Mulheres na Ciência” recebe contribuições por meio de artigos científicos, relatos de experiência, ensaios e entrevistas que podem ser em português, espanhol ou inglês.
“Divulgação Científica e Ensino de Ciências” é uma seção da revista Educação Pública, associada à vice-presidência científica da instituição, e destina-se à publicação de pesquisas voltadas às temáticas da divulgação científica e do ensino de ciências. Todas as informações estão disponíveis em educacaopublica.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/index.php/educacaopublica.