Com a proposta de explorar as conexões entre ciência, cultura e sociedade, o Museu Ciência e Vida realiza o minicurso gratuito “Ciência e Cultura: Interseções e Impactos na Sociedade”, com inscrições abertas até o dia 13 de agosto, através do formulário online: https://forms.gle/no2nGjPVVAX2KGdC9. As aulas serão pelo canal do YouTube do Museu Ciência e Vida, toda quarta-feira, das 19h às 20h30, entre os dias 13 de agosto e 3 de setembro. A iniciativa confere certificado para os participantes inscritos. O Museu Ciência e Vida, localizado em Duque de Caxias, é administrado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ (Faperj), o curso é uma oportunidade para estudantes, profissionais e curiosos de todas as áreas entenderem como a ciência e a cultura se entrelaçam, desde a produção do conhecimento até sua aplicação no dia a dia. As aulas levam a uma discussão de como o conhecimento científico é moldado por contextos históricos e culturais, o papel na transformação social e a importância das humanidades para uma divulgação científica mais inclusiva e crítica. Confira a programação detalhada:
Aula 1 (13/08): Relações entre Ciência e Cultura – Esta aula explora como ciência e cultura se influenciam mutuamente, em diferentes períodos. Serão discutidos os diálogos entre métodos científicos e processos criativos, mostrando como essas áreas se complementam. Também será discutido como valores culturais definem o que é considerado “ciência” e como isso afeta sua aceitação social. Por fim, a aula abordará os desafios da credibilidade científica e os limites da credulidade no século XXI, em um contexto de abundância de informações e questionamentos sobre o conhecimento estabelecido.
Aula 2 (20/08): Influência da Ciência na Sociedade – Exame de como a ciência se constitui como força transformadora ao longo da história, analisando sua relação dialética com as estruturas sociais. Discutiremos como contextos históricos específicos moldaram a produção e recepção do conhecimento científico. A abordagem enfatizará a importância de se compreender a ciência como processo histórico.
Aula 3 (27/08): Divulgação Científica e Ciências Humanas – Análise histórica do diálogo entre divulgação científica e ciências humanas. Discutiremos o papel das humanidades na problematização da produção e circulação do conhecimento científico e como os saberes sociais contribuem para uma divulgação científica mais contextualizada A abordagem mostrará como a divulgação científica, quando articulada às reflexões das ciências humanas, pode superar visões simplistas do conhecimento.
Aula 4 (03/09): Darwinismo no Brasil – Debate sobre a recepção histórica do Darwinismo no Brasil, destacando as Conferências Populares da Glória (1880) e o trabalho de Affonso Régulo Fausto (1890) como marco inaugural da discussão evolucionista no país. Serão abordados os impactos sociais e culturais da teoria da evolução, bem como os mitos e concepções equivocadas que persistem no imaginário público. A discussão inclui as raízes socioculturais do negacionismo científico e sua relação com crenças religiosas. Também serão analisados discursos contemporâneos na mídia e redes sociais sobre aceitação e rejeição da evolução. Por fim, a aula refletirá sobre a importância de compreender a percepção da evolução em espaços de educação não formal, como museus, que desempenham papel estratégico na construção de significados e no enfrentamento de resistências conceituais.