A Fundação Cecierj consolida sua parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com o lançamento da segunda temporada do podcast PodÁrvore. A iniciativa, uma parceria com a vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, torna mais acessíveis os principais exemplares da exposição Árvore da Vida, que reúne coleções do Instituto de Biologia e pode ser visitada no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ.
Criado como uma alternativa para superar as barreiras físicas de acesso à exposição Árvore da Vida, que conta um pouco da história da vida em nosso planeta, o PodÁrvore cumpre a missão de popularizar a ciência. A nova temporada é fruto da bem-sucedida colaboração entre o conhecimento acadêmico da exposição e a infraestrutura tecnológica e experiência em produção de conteúdo educacional da Fundação Cecierj.
“Muitas instituições não conseguiam nos visitar por dificuldade com transporte. O PodÁrvore surgiu como alternativa para democratizar nosso acervo, composta por diversos seres vivos conservados”, explica Raquel Fernandes Monteiro, vice-coordenadora da exposição, que destaca a parceria com a Fundação Cecierj: “é essencial para que o podcast aconteça. Nossa parceria tem sido incrivelmente frutífera”, destaca a bióloga da UFRJ.
Enquanto alunos e professores do Instituto de Biologia da UFRJ são responsáveis pela concepção e pesquisa dos conteúdos, a Fundação Cecierj fornece a estrutura de gravação e o suporte técnico para a produção do material. “Colaboramos no que temos de mais especializado: o conhecimento sobre a interface entre tecnologia e educação”, explica Vittorio Lo Bianco, do Laboratório de Inovação, Tecnologia e Educação da Fundação Cecierj, ligado à Assessoria de Projetos Especiais. Ele continua:
“A parceria com o PodÁrvore surgiu por intermédio da professora Raquel Monteiro que, ao conhecer as iniciativas de podcast como recursos educacionais da Fundação Cecierj, idealizou o PodÁrvore, em conjunto com seus alunos. Estamos felizes com a segunda temporada, pois compreendemos que utilizaram nossa infraestrutura e capacidade técnica justamente da forma que idealizamos: como recurso didático para utilizarmos nas iniciativas das instituições parceiras e nos nossos próprios projetos.”
Atualmente, o Laboratório de Inovação, Tecnologia e Educação hoje possui como podcasts próprios o NITECast e o 25 minutos, que estão disponíveis nas principais plataformas e no site da Fundação Cecierj: www.cecierj.edu.br/projetos/. O PodÁrvore foi o primeiro em parceria com outra instituição, mas há outras em projetos como o Capacitar para Empoderar e o Escola de Formação em Direitos Humanos, parcerias com a Secretaria de Direitos Humanos, e há a perspectiva de outras colaborações, como com a Secretaria de Administração Penitenciária.
Traduzindo a ciência para todos os públicos
Professora Raquel, que dirige, roteiriza e apresenta o programa, ressalta que o projeto serve tanto como material didático quanto como ferramenta de inclusão para pessoas com deficiência visual. “Uma estudante ouviu o podcast e foi direto procurar na exposição o exemplar que havia imaginado. Ali percebemos que estávamos cumprindo nosso papel”, comemora Raquel, que conta com uma equipe de quatro graduandos do Instituto de Biologia: Vinícius Marchezi, Julia Gabriele Lima Dias, Patrícia Maria Oliveira e Ana Luísa Almeida.
Vinícius Marchezi, estudante de Ciências Biológicas e integrante da equipe, enfatiza o desafio de adaptar a linguagem acadêmica: “É essencial dosar a quantidade de ‘cientifiquês’ e destrinchar termos com calma. Buscamos manter o ouvinte engajado como em uma conversa leve. Essa sintonia entre o rigor científico da UFRJ e a expertise em comunicação educacional da Fundação Cecierj resulta em episódios que equilibram informação e descontração”, destaca.