A Fundação Cecierj está com inscrições abertas para quatro novos cursos on-line com o objetivo de aprofundar o debate sobre a Inteligência Artificial na educação e na gestão pública. Os interessados já podem acessar as informações em https://ead.cecierj.edu.br/course/index.php?categoryid=4 nas formações “Rede IA-EDU”, “Ética e responsabilidade”, “Como extrair o melhor da IA” e “Recursos Educacionais Digitais”. O lançamento aconteceu na última quinta-feira (04/12) durante o II Encontro IA-EDU, no auditório da vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e teve transmissão ao vivo (www.youtube.com/watch?v=wPg7YHgB47Q).
A oferta é uma parceria do Laboratório de Inovação, Tecnologia e Educação, da Assessoria de Projetos Estratégicos e de Inovação, e a Diretoria de Extensão. Todos os cursos são autoinstrucionais: as pessoas se inscrevem a qualquer momento, cursam no próprio tempo e recebem o certificado, se tiverem cumprido todos os requisitos. Os estudantes têm acesso a uma sala Moodle com fóruns para discussões, dúvidas e compartilhamento de experiências no uso de IA e vai servir de repositório.
Dois cursos são de interesse geral no uso de IA (o de ética e o de prompt) e os outros mais voltados para professores, sendo que o RED conta com atividades práticas de desenvolvimento de recursos educacionais digitais. As formações foram criadas e oferecidas, primeiramente, para tutores e professores dos projetos pedagógicos da Fundação Cecierj e, agora, lançados numa plataforma para o público externo. “Não apenas os cursos como também a comunidade virtual, para troca de experiências e aprendizagens, onde podem ser encontrados documentos e links”, disse Bruna Werneck, assessora chefe da Assessoria de Projetos Estratégicos e Inovação.
IA-EDU
O projeto IA-EDU é uma iniciativa pioneira da Fundação Cecierj com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e é voltado para a implementação responsável da IA na educação e na divulgação científica. Bruna Werneck lembrou que a IA é uma tecnologia razoavelmente nova, mas que está se consolidando “como uma ferramenta transformadora das práticas de estudo, ensino e de trabalho”.
Ela destacou que há três anos foi iniciado um processo na Fundação Cecierj de reflexão e de investigação a respeito do uso das potencialidades da IA, por meio do Grupo de Inovação, Tecnologia e Educação. “Ao longo desse tempo, desenvolvemos a pesquisa, que já resultou em documentos orientadores e norteadores a respeito do uso ético e responsável da IA, como o Código de Ética e Diretrizes de Uso da Inteligência Artificial para diferentes públicos”.
O II Encontro IA-EDU teve o objetivo de apresentar os avanços e as diretrizes sobre o uso de inteligência artificial na Fundação Cecierj, e discutir como essas ferramentas podem apoiar as atividades educacionais e administrativas. Na abertura, o presidente Ricardo Piquet falou da relevância da iniciativa e destacou o estágio alcançado pelo projeto, que já ultrapassou a etapa de construção e entrou na fase de implementação.
A mesa foi formada pelos servidores Bruna Werneck e Vittorio Lobianco, ambos da Assessoria de Projetos Estratégicos e de Inovação; e Clarisse Almeida, designer educacional da Diretoria de Material Didático. O encontro foi encerrado com uma oficina prática sobre agentes de IA, por meio da ferramenta Gemini do Google.





