Desde seu surgimento, a humanidade convive com uma variedade imensa de agentes infecciosos, especialmente nos trópicos. Vão desde protozoários, como o plasmódio, causador da malária, até vírus, como o da chicungunha. Estudar esses organismos e maneiras de combater seus efeitos são parte do trabalho do infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda, da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e da Fundação Oswaldo Cruz, no Amazonas. Marcus estará no De Frente com Cientistas, nesta sexta-feira, dia 3 de setembro, às 19h, no canal do Youtube e na página de Facebook do Museu Ciência e Vida.

Marcus sempre quis ser médico? Por que ele se interessou por medicina tropical? O que o levou para a infectologia? Saiba as respostas para essas perguntas e conheça um pouco mais sobre Marcus e seu trabalho. A atividade oferece certificado. Assista a transmissão no canal do Museu Ciência e Vida: https://www.youtube.com/c/MuseuCienciaeVidamcv

Sobre o programa – O De Frente com Cientistas acontece mensalmente no Museu Ciência e Vida. A ideia do evento é mostrar a trajetória do cientista, aproximando a plateia da carreira e seus estudos. Sempre gratuito e com direito a certificado, o evento busca apresentar a vida de cientistas, desfazendo a imagem distanciada que, em geral, se tem dessas carreiras. O programa já recebeu importantes nomes nacionais e internacionais, a exemplo do Nobel de química Kurt Wüthrich e do Nobel de física Serge Haroche.