O céu de novembro é cheio de estrelas brilhantes e com muitos planetas, sendo um dos céus mais bonitos do ano. Abaixo, listamos os principais eventos astronômicos que poderão ser observados neste mês:

01-30/11 

Júpiter, Saturno e Vênus (19h): durante todo o mês, os três planetas poderão ser observados ao mesmo tempo no céu. Júpiter e Saturno na região da Constelação Ocidental de Capricórnio e Vênus na região da Constelação Ocidental de Sagitário. Para melhor diferenciá-los: Vênus é o mais brilhante entre os três e estará mais a oeste; Júpiter é o segundo mais brilhante e estará mais próximo do centro do céu; por fim, Saturno, o menos brilhante dos três planetas, estará entre os dois.

04/11

Fase da Lua: a Lua não estará visível para nós durante a noite, porque ela estará na fase Nova, quando sua face iluminada pelo Sol não fica voltada para a Terra.

 05/11

Meteoro (18h50): a chuva de meteoro Táuridas do Sul tem seu pico nesta noite, na região Leste do céu (onde o Sol nasce). Essa chuva tem radiante (região do céu onde tem origem) na Constelação Ocidental de Touro, bem próximo à estrela Aldebaran, conhecida por ser a mais brilhante desta constelação. Tem uma alta taxa de meteoros, sendo possível observar até cinco meteoros ao mesmo tempo. 

07/11

Lua e Vênus (19h): o planeta mais brilhante do Sistema Solar estará bem pertinho da Lua, em conjunção, que ocorre quando dois astros, se observados de um mesmo ponto do Universo, parecem estar muito próximos no céu. Os corpos devem se manter próximos por mais dois dias, não mais em conjunção, pois estarão um pouco mais afastados que no dia 07.

10/11 

Lua e Saturno (19h30): conjunção entre Saturno e o nosso satélite natural, a Lua, na região da Constelação Ocidental de Capricórnio, na região central do céu.

11/11

Mercúrio e Marte (05h40): um pouco antes do nascer do Sol, conjunção entre o menor planeta do sistema solar, Mercúrio e o planeta Vermelha, Marte. O evento vai ser visível por pouco tempo, apenas até o nascer do Sol, às 6h, na região Leste do céu.

Júpiter e Lua (19h): Júpiter, o gigante gasoso, e a Lua estarão em conjunção, logo após o pôr do Sol e bem próximo ao centro do céu.

Fase da Lua. Nesta mesma noite, a Lua chega à fase do Quarto-Crescente.

12/11

Meteoros (19h): pico de atividade da chuva de meteoros Táuridas do Norte. Esta chuva fica um pouco mais ao Norte do que a Táuridas do Sul. Isso acontece porque ambas possuem o mesmo cometa de origem, o 2P/Enke. A chuva será observável na região Leste do céu, na região da Constelação Ocidental de Touro, podendo ser visível durante a maior parte da noite.

18/11

Meteoros (00h55): pico de atividade da chuva de meteoros Leônidas, com uma taxa de meteoros entre 10 e 20 meteoros por hora. Os meteoros serão visíveis na região nordeste do céu onde estará a região da Constelação Ocidental de Leão. O brilho da Lua pode atrapalhar um pouco a visualização. 

19/11

Fase da Lua: a Lua inicia a sua fase Cheia.

Eclipse Lunar parcial (5h20). O último eclipse do ano é do tipo lunar parcial – quando a Terra passa entre a Lua e o Sol, projetando parcialmente a sua sombra na Lua. Ele terá duração de cerca de três horas e poderá ser visto nas Américas e em partes da Ásia, Europa e da Oceania.

20/11

Lua e Estrela (05h): a Lua estará bem próxima de Aldebaran, a estrela mais brilhante da Constelação Ocidental de Touro, na região Leste do céu.

21-22/11

Meteoro (21h55): a chuva de Alfa-Monocerotídeas que, diferentemente das demais, que podem durar semanas, tem duração de apenas dois dias. Ela ocorrerá na região da Constelação Ocidental de Unicórnio, na região Leste do céu. Ainda pouco conhecida dos astrônomos, não há informações sobre o objeto que dá origem a esta chuva e a sua taxa de meteoros varia muito de ano para ano. Na grande maioria dos anos, ela é praticamente invisível. Porém, as que ocorreram nos anos de 1925 e 1935 foram as mais intensas chuvas de meteoros do século XX. Na dúvida, melhor observar!

27/11 – Fase da Lua: a Lua entra na fase do Quarto-Minguante.