A Fundação Cecierj e a Faetec realizaram, na manhã deste sábado, a aula inaugural do curso de Administração pelo Tec-Rio, Ensino Técnico de Nível Médio na modalidade educação a distância (EAD), semipresencial. Na aula, que aconteceu nas cinco unidades onde haverá os encontros presenciais, além de pegar o material, os alunos tiveram contato com os mediadores responsáveis pelas disciplinas do primeiro semestre, com a direção pedagógica da Faetec e coordenador de educação a distância.

O curso é gratuito, com duração de quatro semestres, e beneficiará 300 alunos sorteados pela Loteria Federal. A formação Técnica será oferecida em cinco Escolas Técnicas Estaduais (ETEs): ETE Santa Cruz; ETE Oscar Tenório, em Marechal Hermes; ETE Maria Mercedes Mendes Teixeira, no Parque Anchieta; ETE Juscelino Kubitscheck, no Jardim América; e ETE João Luiz do Nascimento, em Nova Iguaçu.

Professor Pacheco, responsável pela disciplina de Informática Aplicada I na ETE Maria Mercedes Mendes Teixeira , antes de dar o panorama geral de sua disciplina, contou que já foi aluno da Faetec, em Nova Iguaçu, e que estava honrado em poder voltar agora como professor.

“Eu venho de uma família onde 90% dela trabalha com educação e eu tenho um compromisso com a baixada, porque ser daqui. É muito importante poder voltar para poder dividir o meu conhecimento com esses alunos, mostrar que é possível. Por isso que a metodologia que eu uso é voltada para a interatividade, sugiro atividades práticas, interações, para trazer o aluno. Estou feliz e realizado por estar aqui”.

Suellen Barros Severo, de 23 anos, e mãe de duas meninas, vê na oferta deste curso na modalidade semipresencial a oportunidade de começar a investir numa futura carreira. Ela disse que vai aproveitar as dicas dadas pelos mediadores e coordenadores para aproveitar ao máximo o Tec-Rio:

“Eu me inscrevi neste curso porque quero fazer faculdade de Gestão de RH e acredito que o que vou aprender aqui me ajudará bastante na carreira que quero construir. Como eu trabalho, de segunda a sexta-feira, e tenho duas filhas, uma de 3 e outra de 2 anos, vou seguir os conselhos que deram e estudar assim que minhas filhas forem dormir”.

Para Michelle Fernandes, Diretora de Extensão, está animada em intermediar essa parceria da Cecierj com a Faetec por acreditar que esta é mais uma iniciativa que pode mudar vidas.

“A nossa missão é manter as pessoas em contínua formação. Por isso, para manter a qualidade, tivemos que fazer uma nova metodologia para adaptar o conteúdo do ensino técnico para o semipresencial, porque estávamos acostumados a fazer os de atualização para professores. Repensar os modelos foi um desafio, mas a gente tem que se desafiar sempre para aprimorar e é importante de que a Fundação Cecierj permaneça em contínuo crescimento, atendendo sempre a população do Estado do Rio de Janeiro”.

O TEC-Rio foi criado por meio de cooperação técnica entre a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ).