A cerimônia de inauguração do novo polo da Rede CEJA no município de Cachoeiras de Macacu destacou o compromisso do governo do estado com a educação e foi marcada por fortes emoções e histórias de superação. O evento aconteceu no Colégio Estadual Joaquim de Macedo e contou com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, do presidente da Fundação Cecierj, Ricardo Piquet, e autoridades locais, como o deputado federal Altineu Côrtes, o prefeito Rafael Miranda, a vice-prefeita Dra. Patricia Coelho, secretários estaduais e municipais, vereadores e, principalmente, de alunos que veem no novo espaço uma oportunidade de recomeço.

Oportunidade

O secretário Anderson Moraes abriu os discursos oficiais com um relato sobre a importância do espaço, afirmando: “Aqui no CEJA, nós deveríamos ser conhecidos como o lugar da cidadania, da dignidade e do reencontro, porque é emocionante saber que uma pessoa que não teve oportunidade, talvez porque precisou largar os estudos para ajudar a família, agora pode recomeçar em uma escola como esta”, refletiu o secretário.

Em seguida, Ricardo Piquet enalteceu o potencial do município, dizendo: “Cachoeira de Macacu possui 2.500 fontes de água natural, é conhecida como a Caixa d’Água do estado, e seu potencial turístico é excepcional. Esta escola contribuirá para a qualificação da mão de obra, melhorando os serviços para os turistas que visitam a região”, enfatizou Piquet.

O prefeito Rafael Miranda agradeceu aos parceiros pelo apoio contínuo ao desenvolvimento do município, reforçando que: “Estamos à disposição de todos para trabalharmos juntos, em harmonia e parceria, pois sem união não chegamos a lugar algum”, externou o prefeito.

A diretora da unidade, professora Josemeire Costa, explicou o funcionamento do centro, destacando: “Cachoeiras (de Macacu) sempre sonhou em ter um CEJA. Muitos alunos precisavam se deslocar até Friburgo e desistiam devido à distância. Esta escola é destinada a jovens e adultos que não concluíram o ensino básico no tempo ideal, e oferecemos um atendimento individualizado”. A professora aproveitou para agradecer publicamente ao diretor-geral da rede CEJA Sidney Borges, que foi amplamente elogiado por seu comprometimento e excelente trabalho durante toda a cerimônia.

Transformação

Presente na cerimônia, a aluna Vandeth Romero da Silva Moura, de 37 anos, que é funcionária e estudante do CEJA, compartilhou sua história: “Parei no terceiro ano do ensino médio quando tive meu filho, e não pude concluir meus estudos no Ceará. Aqui, estou tendo essa chance”. E finalizou com um recado motivador: “Nunca desistam dos seus sonhos, principalmente dos estudos, pois a educação é a base de tudo que temos hoje”, disse a estudante.

Como se matricular na Rede CEJA

1.Veja qual é a escola mais perto de você. Acesse aqui a listagem com os endereços, telefones e e-mails de contato das escolas da Rede CEJA.
2.Fazer a pré-matrícula no site https://sca.cecierj.edu.br/scc/prealuno/preMatricula/
3.Após a pré-matrícula, vá a unidade e leve os documentos necessários para confirmar sua matricula e ser orientado pelos professores
4.Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato, por telefone ou e-mail, diretamente com a escola pretendida.

Documentos necessários

* Carteira de Identidade (RG) e CPF ou Carteira de Identidade Nacional
•Comprovante de residência atualizado
•Histórico Escolar ou declaração de escolaridade ou comprovação de aproveitamento do ENCCEJA
•Certidão de Nascimento ou casamento