As inscrições para a 19ª FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro foram prorrogadas até o dia 22 de setembro pelo site https://fecti.cecierj.edu.br/login. O evento é o maior do gênero no estado e é o espaço ideal para estudantes das redes pública e privada apresentarem projetos desenvolvidos nas escolas. A Fecti é realizada pela Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e vai ocorrer nos dias 6 e 7 de dezembro, no CEFET/RJ – Campus Maracanã, no Rio de Janeiro.
Para participar é necessário estar matriculado em uma escola do Rio de Janeiro. A inscrição deve ser realizada, obrigatoriamente, pelo professor orientador ou pelo coorientador. Mais informações podem ser acessadas pelo link https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/fecti/.
Para estudantes do 6º ao 9º ano os projetos devem ser nas categorias de Ciências no Ensino Fundamental II. Para os estudantes do Ensino Médio e Técnico, os projetos devem ser nas categorias Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Desenvolvimento de Tecnologia ou Interdisciplinar (para projetos de Arte e Ciência, Ciência e Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência).
Premiação e destaques
Além da premiação de medalhas, troféus, indicação para participar de feiras nacionais, a XIX Fecti irá conceder dez bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq e três de Apoio Técnico em Nível Superior no País do CNPq serão destinadas para professores, orientadores ou coorientadores. Nesta edição, outras feiras de ciências, realizadas no estado do Rio de Janeiro, podem solicitar a sua afiliação ao evento.
Sobre a FECTI
Realizada desde 2005, a FECTI reúne projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos do Ensino Fundamental II, Médio e Técnico, das redes pública e privada, sob a orientação de seus professores. Ao longo de sua história, já foram apresentados mais de 2.200 projetos e premiados mais de 1.100 alunos, com destaque para a forte participação de escolas públicas e de municípios do interior fluminense.
– Mais de 70% das cidades do estado já tiveram escolas participando da feira, e muitos desses estudantes chegam a competir em feiras nacionais e internacionais – conta a coordenadora da Fecti, a professora Vera Cascon.
Com apoio da Faperj e do CNPq/MCTI, a feira é um convite à criatividade e à investigação para jovens inventores, pensadores e pesquisadores de todo o estado.