A Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj convida para uma programação especial de
abertura do terceiro período letivo de 2025. A novidade será a transmissão aberta, pela
primeira vez, a partir das 19h, da nossa AULA INAUGURAL em formato de live pelo Canal
Eureka! do YouTube. Qualquer um pode participar (não precisa estar inscrito) e haverá
emissão de declaração de participação para quem assistir à Aula Magna, que será às 19h30.
“Essa é uma das novidades que preparamos neste período letivo para promover maior
integração de todas as áreas dentro do nosso Programa de Formação Continuada de
Professores. Nessas lives, os mais de 6.500 professores-cursistas (e até mesmo os não
conseguiram a vaga agora) poderão acompanhar as notícias e as novidades do Programa, em
uma conversa com os gestores e coordenadores de área, além de participar de uma aula
magna sobre temas interdisciplinares com especialistas renomados. Não será somente um
momento de transmissão; estaremos também interagindo com às perguntas e comentários
pelo chat; A ideia é fomentar cada vez mais o sentido de pertencimento a essa comunidade de
prática docente que é o nosso programa.”, comentou o professor Daniel Salvador, diretor de
Extensão da Fundação Cecierj.
Anote essa data na agenda e compartilhe com seus colegas essa oportunidade de interação
com o maior programa de atualização de professores do Rio de Janeiro!
Data: 22/09/25 (Segunda)
Local: Canal Eureka! (YouTube)
Link: https://www.youtube.com/live/Ydt-Ud1eCjU?si=NbAVpUodwj5_wGuh
Programação:
19h00 às 19h30 – Abertura com autoridades e coordenadores de área.
19h30 às 20h30 – Aula Magna: A ludicidade na formação continuada de professores e os
desafios
Professor Guilherme Xavier é Mestre e Doutor em Design pela PUC-Rio e tem como área de
atuação e pesquisa jogos e sua aplicação em ambientes formativos e produtivos diversos. No
encontro, tratará de aspectos conceituais e operacionais da ludicidade em vista de uma prática
docente articulada, em objetivos e experiências, com os desafios da atualidade educacional.