Novidade na pós-graduação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ). O curso lato sensu em Patrimônio Cultural será oferecido também na modalidade a distância, no período letivo de 2026, com o apoio da Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. A inscrição é gratuita, até o dia 8 de dezembro de 2025, por meio do link https://processoseletivo.cefet-rj.br.

A carga horária do curso é de 360 horas, com um total de 150 vagas, vinculada a cinco polos do sistema UAB/Cederj: Angra dos Reis, Miguel Pereira, Nova Friburgo, Rio das Ostras e Paracambi. A pós-graduação terá duração máxima de 24 meses, organizada em oito trimestres letivos, conforme o calendário acadêmico anual da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Cefet-RJ.

O curso tem o objetivo de qualificar profissionais interessados em aprofundar os estudos e pesquisas sobre cultura e patrimônio brasileiros, com foco em áreas afins no campo da história, da geografia, da memória social, das artes visuais, da arquitetura, da filosofia, da psicossociologia, do turismo, da educação patrimonial e da gestão do patrimônio nacional.

Sistema de vagas

Cinquenta por cento das vagas são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pessoas negras (pretas ou pardas), indígenas ou quilombolas no ato da inscrição, pelo sistema de cotas étnico-raciais, conforme o disposto no Anexo II do edital. Pessoas com deficiência (PcD) terão direito a 5% (cinco por cento) das vagas de acordo com a Lei nº 13.146/2015, sendo obrigatória a apresentação de laudo médico atestando o grau da deficiência no ato da inscrição.

Para se inscrever o candidato deve possuir curso superior completo reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O processo seletivo ocorrerá em duas etapas: a primeira tem caráter eliminatório e se trata da análise dos documentos e, na segunda etapa, a documentação acadêmico-profissional será analisada pela Banca de Avaliação.