Começou nesta sexta-feira, dia 6 de dezembro, a XIII Fecti, a maior feira de ciência, tecnologia e inovação do Estado do Rio de Janeiro, que está acontecendo no CEFET/RJ, campus Maracanã. A exposição vai até sábado, 16h, horário de início da premiação dos melhores trabalhos. A entrada é aberta ao público e gratuita.

Nesta edição do evento serão apresentados 176 trabalhos, que estão divididos em seis categorias: Ciências no Ensino Fundamental II – 6° e 7° ano; Ciências no Ensino Fundamental II – 8° e 9º ano; Ciências Biológicas & da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Desenvolvimento de Tecnologia; Interdisciplinar – as quatro últimas são voltadas para estudantes do ensino médio e técnico.

A cerimônia de abertura este ano contou com a participação do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, o senhor Leonardo Rodrigues, o Presidente da Fundação Cecierj, o professor Gilson Rodrigues, o Presidente da Faetec, Romulo Massacesi, o Diretor Geral do Cefet/RJ, professor Marcelo de Sousa Nogueira, e a Vice-Presidente Científica da Fundação Cecierj, Monica Dahmouche.

Durante sua fala, Mônica Dahmouche fez questão de lembrar da participação dos professores no processo de construção dos trabalhos.

“Todos os trabalhos são realizados por alunos sempre com a presença do professor com o objetivo de valorizá-lo na escola, então a gente desenvolve este trabalho ao longo do ano com esta culminância agora para vocês. Para nossos alunos e nossos jovens, que são o futuro do nosso país, a gente faz esse movimento com o objetivo de despertar talentos para a ciência e para habituar o nosso jovem a lidar com o método científico, o que contribuirá para a cultura científica da nossa população”, disse a vice-presidente científica, que continuou:

“O objetivo da FECTI é contribuir para a formação dos nossos alunos e também para a prática pedagógica e formação geral dos professores”.

O presidente da Fundação Cecierj pontuou que unir a ciência com a tecnologia, como faz a Fecti, é um movimento importante para abrir os horizontes dos alunos quando forem elaborar suas pesquisas.

“Eu sou professor de Biologia, então feira de ciência sempre foi muito presente na minha vida e na minha carreira. Mas quando você une ciência e tecnologia percebe-se a ampliação do horizonte, dando cada vez mais opções aos novos cientistas apresentarem seus trabalhos. Eu fico muito feliz da oportunidade de unir ciência e tecnologia em um evento como esse”, avaliou Gilson Rodrigues.

Animado com a participação dos alunos na feira, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, frisou sobre importância de desenvolver projetos que pensem em soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas:

“Vocês que vão ditar o ritmo do futuro. Nós estamos passando por um momento de transição de indústria 4.0 e a tecnologia vem avançando muito rápido, nós precisamos estar atentos a isto, precisamos desenvolver soluções, aplicativos, trabalhar naquilo que vai ter disponível como empregabilidade”.