Estão abertas as inscrições para os interessados em se matricular nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) da Fundação Cecierj, destinados aos candidatos que estão fora da idade escolar e que desejam concluir o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. É importante lembrar que é possível fazer a inscrição e começar a estudar em qualquer período do ano.

Para cursar o segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) é necessário ter pelo menos 15 anos de idade. Já as vagas do Ensino Médio são destinadas a quem possui no mínimo 18 anos. A metodologia usada é semipresencial: o aluno recebe o material físico e tem acesso à plataforma de estudo pela internet para estudar em casa, mas conta com apoio de mediadores presenciais e também precisa ir à escola para fazer as provas.

Os CEJAs são escolas da rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro que estão sob a administração da Fundação Cecierj. Durante muito tempo, essas unidades de ensino ficaram conhecidas como CES (Centros de Estudos Supletivos). Ao todo são 57 unidades em todo o Estado do Rio de Janeiro. Para saber onde estão, acesse: cecierj.edu.br/rede-ceja/escolas/ .

Como se matricular no CEJA:

1. O candidato deve acessar a listagem com os endereços, telefones e e-mails de contato das escolas da Rede CEJA, no site: https://www.cecierj.edu.br/rede-ceja/faca-sua-matricula/
  2. Veja qual é a escola mais perto de você.
  3. Entre em contato com a escola desejada, pelo telefone ou por e-mail, para verificar datas e horários de matrícula.
  4. Dirija-se à secretaria da escola, na data agendada, levando os documentos necessários.
  5. Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato, por telefone, diretamente com a escola pretendida.
  6.    Para agilizar a sua matrícula, faça a sua pré-matrícula antes de ir à unidade escolar acessando o formulário no link: https://sca.cecierj.edu.br/scc/prealuno/preMatricula/

Documentos necessários (Original e Cópia):

• Carteira de Identidade (RG)
  • CPF
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico Escolar ou declaração de escolaridade original
    (serve também comprovação de aproveitamento do ENEM, ENCCEJA e Provão)
  • Certidão de Nascimento ou casamento
  • Certificado militar (sexo masculino)

Para matrícula é ainda necessário que o aluno possua um endereço de e-mail válido, de uso pessoal.