→ Inscrições: 3 a 23 de maio
→ Resultado da seleção: disponível de 31 de maio a 30 de junho
→ Período letivo: 31 de maio a 22 de agosto
Pré-requisitos para inscrição
- Ler e conhecer o edital;
- Ter domínio de navegação na internet;
- Ter um e-mail pessoal ativo sem filtro antispam;
- Ter domínio, pelo menos, do uso de editores de textos;
- Ter disponibilidade para participar da sala de aula virtual por cerca de 3 horas semanais, para realizar a troca e a construção colaborativa de conhecimentos;
- Ser graduado ou licenciando. O candidato deverá consultar o item 4.3 – Da documentação sobre os documentos necessários para obter o certificado.
Como se inscrever
- Escolha, na lista de disciplinas oferecidas (abaixo), a área, o curso e a disciplina de seu interesse.
- Clique sobre o nome da disciplina para ter mais informações e acessar a ficha de inscrição.
Dúvidas?
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br
Disciplinas oferecidas em 2022-2
Ciências da Natureza
Curso | Disciplina |
Biologia | Microbiologia |
Biologia | Transmissão da vida |
Física | Inovando no estudo dos movimentos |
Física | Introdução à Física Quântica |
Física | Simulações interativas no ensino de Física |
Química | As ligações do carbono: a beleza da variabilidade |
Ciências Humanas
Curso | Disciplina |
Antropologia e Sociolgia | A Sociologia do desvio |
Filosofia | Diálogos possíveis entre Filosofia e Literatura |
Geografia | A dinâmica climática aplicada ao Ensino Básico |
História | Povos indígenas do Brasil |
História | O Brasil de Lima Barreto |
Linguagens e Códigos
Curso | Disciplina |
Arte | Materiais didáticos para o ensino de Arte: discussões e práticas |
Língua Portuguesa e Literatura | Avaliação em Língua Portuguesa 2 |
Língua Portuguesa e Literatura | Coesão e coerência: o texto e suas amarrações |
Língua Portuguesa e Literatura | Ensino de Literatura: discussões e práticas renovadoras |
Língua Portuguesa e Literatura | Língua Portuguesa na BNCC: discussões e implementação |
Matemática
Curso | Disciplina |
Aspectos da Educação Matemática | A linguagem de programação Scratch no ensino de Matemática |
Ensaios Matemáticos em Sala de Aula | Possibilidades de recursos para o ensino de Probabilidade |
Fundamentos de Matemática Elementar | Conjuntos: Teoria e Aplicação |
Prática Docente
Curso | Disciplina |
Instrumentação para o Ensino | Aspectos pedagógicos da automedicação e do uso racional de medicamentos |
Instrumentação para o Ensino | Audiodescrição para videoaulas |
Instrumentação para o Ensino | Jogos de Cartas para Aprendizagem de Ciências |
Instrumentação para o Ensino | O Eneagrama a Serviço da Cooperação no Contexto Escolar |
Instrumentação para o Ensino | Pedagogia da Saúde: o cuidar de si em um mundo pós-pandêmico |
Instrumentação para o Ensino | Pedagogia da Saúde: sexualidade e educação |
Tecnologia Educacional
Curso | Disciplina |
Formação via Web | Educação do século XXI: modelos híbridos, metodologias ativas e sala de aula invertida |
Formação via Web | Mídias Digitais na Educação |
Formação via Web | Tecnologias Educacionais na prática docente |
Informática Educativa | Construindo conteúdos interativos em e-learning: o H5P |
Informática Educativa | Entretenimento educativo – Edutainment |
Informática Educativa | Metodologias ativas de aprendizagem |
Informática Educativa | Programando jogos on-line com Scratch |
Informática Educativa | Sala de aula interativa |
Dúvidas?
Escreva para suporte-extensao@cecierj.edu.br