O que é um curso massivo (MOOC)?

MOOCs – em inglês, massive open online course (curso aberto e online para uma massa de pessoas) são cursos com inscrição livre estruturados para a participação ativa de grande número de alunos e destinados a quem queira aprimorar seus conhecimentos sobre um tema específico ou aprender algo novo. Para participar dos MOOCs não há pré-requisitos nem é necessário pagar qualquer taxa. É fundamental, no entanto, querer aprender colaborativamente!

Como funciona: Os cursos que seguem o modelo MOOC fazem uso de diversos recursos educacionais para apresentar seus conteúdos e ações em formatos variados comumente voltados para a aplicação dos temas abordados. É fundamental que o cursista queira aprender colaborativamente, principalmente por meio de avaliação por pares.

Modalidade: Totalmente a distância.

Público-alvo: Toda a população.

Pré-requisitos: não há

Carga horária: Variada

Certificação: É fornecida declaração de participação.

O que esperamos de você como aluno de um curso massivo?

Como participante de um MOOC, você terá acesso a um conjunto de informações diferenciadas, organizadas de maneira cuidadosa, que se integram na exploração de temas e conteúdos e buscam atender a diversas possibilidades e perfis de aprendizagem.

Além disso, a cada bloco, proporemos que você realize uma atividade que se relaciona com os temas que acabou de estudar. Algumas vezes, essa atividade terá a forma de um quiz, dinâmico, para ajudar você a avaliar seu conhecimento. Outras vezes, envolverá uma tarefa orientada para a pesquisa e a organização de informações.

Você contará também com um fórum de discussão sobre os temas abordados durante o curso. É interessante que você participe, para que o processo de aprendizagem seja aprimorado. Você e seus colegas disporão de uma rubrica de avaliação que orientará a colaboração e é, em si, uma forma de aprendizagem. A responsabilidade de quem avalia é grande, seja aplicando a rubrica a suas próprias atividades, seja empregando-as na avaliação de outros companheiros do curso (avaliação por pares). Esse é um dos aspectos mais essenciais e distintivos de um MOOC!