Atualização

Os cursos de atualização são gratuitos e se destinam a complementar a formação dos professores com o emprego do debate sobre diferentes temáticas pertinentes às salas de aula e aos conteúdos da Educação Básica.

Como funciona: A cada período letivo o interessado pode se inscrever para concorrer a vagas em até duas disciplinas de 30h à sua escolha.

Áreas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática, Prática Docente e Tecnologia Educacional.

Modalidade: Totalmente online

Público-alvo: Professores da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio)

Pré-requisito: Ser profissional da Educação graduado, licenciado ou licenciando de último ano.

Carga horária total: 120h (cada disciplina tem carga horária de 30h)

Certificação: Será concedido certificado de Atualização ao cursista que cumprir com aprovação, em período de até dois anos, a carga horária de 120 horas, sendo pelo menos 90 horas em disciplinas de uma mesma área.

Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva

O curso é gratuito e está voltado para o estudo de aspectos da inclusão de alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais no ambiente escolar, além de capacitar profissionais da Educação Básica no desenvolvimento de estratégias de ensino com vistas à Educação Especial e Inclusiva.

Como funciona: Os conteúdos estão organizados em três módulos, com disciplinas obrigatórias e eletivas. Para receber certificação, cursista deve ser aprovado em todas as disciplinas que cursar.

Modalidade: Todo o curso é feito a distância; é obrigatório, porém, que o cursista participe de um encontro presencial de encerramento para apresentação de seu trabalho final.

Público-alvo: Professores regentes na Educação Básica que atuam no Estado do Rio de Janeiro, aberto também para profissionais da Educação.

Pré-requisito: Ser profissional da Educação Básica.

Carga horária: 180h

Certificação: Será concedido certificado de Aperfeiçoamento ao cursista que cumprir com aprovação a carga horária, comprovar ser profissional da Educação Básica em exercício e tiver concluído curso de nível superior. Será concedido certificado de Qualificação ao cursista que cumprir com aprovação a carga horária, comprovar ser profissional da Educação Básica em exercício mas não tiver diploma de nível superior.

Qualificação

Cursos gratuitos voltados para capacitar profissionais de áreas específicas, com foco em serviços públicos vinculados à administração pública ou não. Podem ser desenvolvidos por orientação ou demanda de instituições parceiras da Fundação Cecierj.

Como funciona: Cada curso possui características próprias, de acordo com os objetivos do curso; vale a pena você ficar sempre atento para oportunidades, pois o prazo de inscrição e seleção pode ser curto.

Modalidade: A distância; podem ocorrer encontros presenciais, dependendo das solicitações dos parceiros.

Público-alvo: Indefinido, de acordo com a demanda dos parceiros. O curso pode ser destinado a grupos fechados de profissionais ou aberto a toda a população.

Pré-requisito: A ser definido, conforme os objetivos do curso.

Carga horária: Variável

Certificação: Será concedido certificado de Qualificação ao cursista que cumprir com aprovação a carga horária.

Massivo

Os MOOCs (em inglês, massive open online course – curso aberto e online para uma massa de pessoas) são cursos com inscrição livre, estruturados para a participação ativa de grande número de pessoas que queiram aprimorar seus conhecimentos sobre um tema específico ou aprender algo novo.

Como funciona: Os cursos que seguem o modelo MOOC fazem uso de diversos recursos educacionais para apresentar seus conteúdos e ações em formatos variados comumente voltados para a aplicação dos temas abordados. É fundamental que o cursista queira aprender colaborativamente, principalmente por meio de avaliação por pares.

Modalidade: Totalmente a distância.

Público-alvo: Toda a população.

Pré-requisitos: não há

Carga horária: Variada

Certificação: É fornecida declaração de participação.