Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção, ao contrário dos demais ramos da Engenharia, não se encontra associada em particular a nenhum setor industrial, uma vez que seu campo de aplicação é extremamente vasto.  Isso porque, a atuação da Engenharia de Produção pode ser apreciada em quaisquer situações de trabalhos onde houver problemas com a utilização eficiente de recursos humanos ou materiais.  Assim, a Engenharia de Produção abrange todos os campos onde se requer planejamento, coordenação e controle para que os recursos produtivos (homens, equipamentos e materiais) sejam usados racionalmente, maximizando os resultados de forma sustentável e com segurança para os usuários e agentes produtores.

Assim, o curso busca formar Engenheiros de Produção com uma sólida formação nas áreas de conhecimento que compõem a Engenharia de Produção capaz de atuar no planejamento, implantação, acompanhamento, manutenção, avaliação e melhoria de sistemas produtivos de bens e serviços, considerando seus aspectos político-econômicos, sociais, ambientais e culturais, sem se distanciar de uma visão ética e humanística. Dessa forma, é importante que as competências combinem uma formação tecnológica em Engenharia de Produção com uma formação humanística, além da necessária base matemática e computacional.

DURAÇÃO:

A matriz curricular do curso tem duração prevista de 10 semestres sob orientação; o aluno poderá concluir seus estudos em, no máximo, 15 semestres.

TITULAÇÃO:

Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF) ou Bacharel em Engenharia de Produção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ

INFORMAÇÃO IMPORTANTE:

Para se formar, o aluno deverá cursar as disciplinas, realizar o estágio supervisionado em empresa de sua escolha e apresentar um projeto final.

COORDENAÇÃO:

Profª. Ana Carolina Maia Angelo (Coordenadora do curso de Engenharia de Produção – UFF)
Profº. Igor Leão dos Santos (Coordenador do curso de Engenharia de Produção – CEFET/RJ)

POLOS:

Angra dos Reis, Cantagalo, Macaé, Paracambi e São Gonçalo (UFF), Belford Roxo, Campo Grande, Itaperuna, Piraí e Resende (CEFET/RJ)