O Banco de Imagens PPSUS/Cederj faz parte do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde – PPSUS, um projeto financiado pelo Ministério da Saúde,  pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e pela Fundação Cecierj/Consórcio Cederj, que hospeda o site e fornece toda a equipe de apoio, sendo coordenado pela Profª Marlene Benchimol, responsável pela elaboração e execução do projeto.

O material depositado neste Banco de Imagens é fruto da colaboração de diversos pesquisadores brasileiros que desenvolvem pesquisas em todo o território nacional, que permitiram o acesso e consulta de seu valioso material com o objetivo de uma maior popularização da Ciência. Nele, são encontradas imagens biológicas relacionadas a doenças infecciosas causadas por protozoários, helmintos, fungos, bactérias e vírus. O conteúdo é apresentado por meio de fotografias, ilustrações, vídeos, animações e textos.

Todo o material disponível neste site obedece à licença do Creative Commons, sendo permitido o download das imagens, desde que a fonte seja citada, não haja alteraçóes no material, nem fins lucrativos.

Dentre os micro-organismos apresentados, encontram-se, por exemplo, Giardia lambliaEntamoeba histolyticaTrichomonas vaginalisTaenia solium, Ascaris lumbricoidesAncylostoma duodenalisCandida albicansEscherichia coliMycobacteriumsp., Neisseria gonorrhoeae, Plasmodium sp., Trypanosoma cruziStaphylococcussp., Toxoplasma gondiiTreponema pallidum e HIV.

Acesse: http://ppsus.cederj.edu.br/