O Museu Ciência e Vida comemora quatro anos de atividades no dia 1º de julho e lança uma programação especial para as férias escolares. A instituição, que tem como um dos focos a popularização da ciência e democratização do conhecimento, celebra o aniversário com oficinas para o público, de forma a unir diversão e aprendizado, nas duas primeiras semanas de julho.

 A química na cozinha, a ciência no entretenimento e a robótica no cotidiano são alguns dos temas apresentados.

 

Confira a programação:

Oficina Bolo de Caneca

1º de julho – terça-feira

10h e 14h

 

Já pensou alguma vez quanta ciência está envolvida na confecção de um bolo?

O objetivo desta atividade é mostrar como cada ingrediente age e as reações químicas envolvidas na confecção do bolo, demostrando assim que a ciência nos rodeia. E o bolo também marca os 4 anos do Museu!

 

Oficina de Dedoche: a ciência por trás das lendas

2 de julho – quarta-feira

10h e 14h

 

A oficina consiste na contação de histórias míticas de personagens do folclore brasileiro, como,  por exemplo, o Saci Pererê e a Iara, seguindo com a “des”mitificação de alguns fenômenos físicos relacionados a lendas que envolvem estes personagens. Apos esta etapa, cada participante fará um dedoche, um fantoche de dedos, para (re) criar/ (re) contar uma história folclórica em dupla, ou em grupo.

 

Brincadeiras de Ciências

3 de julho – quinta-feira

10h e 14h

 

A oficina tem o objetivo de construir experimentos de Física junto com os participantes. Os experimentos realizados abordarão os conteúdos de pressão atmosférica, tensão superficial, atrito e transformação de energia. Serão construídos os seguintes experimentos de baixo custo:

– Água que sobe (Pressão atmosférica)

– Carrinho sem atrito (pode ser construído e levado para casa)

– Bolhas de sabão com glicerina (tensão superficial)

– Fluido não newtoniano

 

Sessão de Planetário

6 de julho – terça-feira

14h e 15h

Na cúpula Marcos Pontes, o público está convidado para descobrir mais sobre o que o céu tem a nos dizer. As constelações, suas representações e significados para a cultura e para a ciência humana são abordadas em sessões de 40 minutos. Excelente atividade para aprender mais sobre o universo.

 

Oficina Brincando com o Som

10 de julho – quinta-feira

10h e 14h

 

Nessa oficina será demonstrado como o som é propagado usando como exemplo as cordas vocais e o telefone. O público irá confeccionar um telefone sem fio e uma galinha com material reutilizado, desvendando assim a ciência por trás da produção de som.

 

Oficina de Animação de Massinha (Stop Motion)

11 de julho – sexta-feira

10h e 14h

 

Esta atividade pretende desenvolver uma animação com a técnica de stop motion, ou seja, criada a partir da sobreposição de fotografias, muito conhecida nas animações com modelos de massinha de modelar. Com essa atividade, busca-se explorar outras linguagens, estimular a criatividade e o desenvolvimento colaborativo

 

Oficina de Robótica

12 de julho – sábado

10h e 14h

 

A oficina tem o objetivo de levar ao participante alguns conceitos de robótica que estão envolvidos no nosso dia a dia. A robótica, por se tratar de um assunto tão presente na sociedade contemporânea, se torna um mecanismo interessante para levar a ciência às crianças, abordando seus conceitos de forma contextualizada, atraente e lúdica. Para este fim, os participantes da oficina serão convidados a montar seu próprio robô e interagir com ele.

 

 

 

Serviço:

Oficinas de Férias no Museu

Quando: 01 a 12 de julho

Local: Museu Ciência e Vida

Rua Ailton da Costa, 25 – Jardim Vinte e Cinco de Agosto, RJ, 25071-160

Telefone:(21) 2671-7797

GRATUITO