No mês de maio, muitas oficinas são oferecidas no Museu Ciência e Vida. Agende sua turma, se inscreva, participe!

Informações e reserva de vagas pelo telefone: 2671-7797.

 

 

Oficina Monte o seu Motor!
06 de maio
14h, 14h40 e 15h20
Faixa etária: a partir de 14 anos
Número de participantes: 20 pessoas

O Museu Ciência e Vida, em parceria com o Espaço Coppe, oferece a oficina “Monte o seu motor!”, onde o participante monta uma réplica de um motor eletromagnético com a utilização de objetos simples e de fácil acesso como: pilhas, alfinetes, fio de cobre e fita durex. Ao final da oficina o participante leva um motor para casa.

Oficina para professores: O segredo da Luz
9 de maio
9h

Conhecer melhor o funcionamento da visão e os fenômenos que ocorrem com a luz, como refração, reflexão e polarização, de forma a aplicar em sala de aula. Essa é a ideia da oficina, que aborda conceitos matemáticos de forma simples, associadas ao cotidiano. A oficina é voltada para professores, educadores e estudantes de licenciatura.

Emissão de certificado

Oficina Papel Eletrizante
13 de maio
14h

Nesta oficina, realizada em parceria com o Ladif, o participante irá se divertir fazendo circuitos elétricos simples com materiais alternativos. Aprenderemos os conceitos básicos por trás de como acendemos uma lâmpada na nossa casa. Faremos isto de forma criativa e divertida, levando para casa um lindo brinde que dependerá da criatividade de cada um.

Oficina Sherlock Holmes da Terra
27 de maio
14h
Público alvo: a partir dos 12 anos de idade
Tempo de duração: 40 min

Elementar, meu caro Watson! Nesta oficina, desenvolvida em parceria com o IGEO, a partir de amostras de rochas vulcânicas que são quimicamente iguais, mas com aparências completamente diferentes (textura, peso, cor etc.), os participantes descobrem, com o auxílio de lupas e de paineis explicativos, quais fenômenos inerentes ao Planeta Terra levam a essa diversidade.

Jogo Educativo – Cadê o Petróleo?
27 de maio
14h
Público alvo: a partir de 14 anos de idade
Tempo de duração: de 40 a 50 minutos

O petróleo é a matéria-prima de vários objetos que usamos no dia a dia. E você? Sabe onde ele está? Jogo de tabuleiro produzido pelo setor educativo do Museu da Geodiversidade. A atividade é baseada em cartas, um dado e uma série de charadas, que constituem situações problemas baseadas em elementos do nosso cotidiano para demonstrar o papel do petróleo para a sociedade. O objetivo aqui é que os participantes ampliem seus conhecimentos a respeito do petróleo como matéria-prima para os principais objetos que usamos e ao mesmo tempo percebam a importância do consumo consciente deste produto

 

Curta a página do Museu no Facebook!