Mais de 200 povos indígenas vivem no Brasil. Ícones de nossa complexa identidade nacional, a memória, cultura e história desses povos formam o tema 9ª Primavera dos Museus: Museus e Memórias Indígenas. O Museu Ciência e Vida desenvolveu diversas atividades sobre o tema para trazer a reflexão sobre a trajetória desses povos, seus modos de viver e suas representações simbólicas. As atividades são gratuitas e acontecem entre os dias 22 e 27 de setembro. As inscrições podem ser feitas através do telefone: 2671-7779.

Programação:

22/09 – terça-feira,

14h30 – Mostra de Cinema Guarani Mbyá: Filme: Karai Ha’egui Kunhã Karai Ete – Os Verdadeiros Líderes Espirituais. Direção: Alberto Alvares.

Classificação Livre.

O filme conta a história de vida do Sr. Alcindo Moreira, um importante líder espiritual Guarani, de 105 anos de idade, e de D. Rosa Poty-Dja, sua esposa, que vivem na Aldeia Yynn Moroti Werá, Terra Indígena de Biguaçu, em Santa Catarina. A inspiração do cineasta Alberto Alvares veio da admiração e respeito pelos saberes orais transmitidos por Wera tupã, o Sr. Alcindo Moreira e sua esposa Poty Dja, Dona Rosa, que são exemplos de sabedoria e espiritualidade do Povo Guarani.

Atiovidade realizada em parceria com a Professora Kelly Russo, do Núcleo de Educação Continuada da UERJ Duque de Caxias

23/09 – quarta-feira

10h – Palestra Museu e Memória Indígena em Duque de Caxias

Marlucia Santos de Souza: Mestre em História pela UFF e uma das diretoras do Museu Vivo de São Bento.

Tema: Povos sambaquianos e os Tupinambás em Duque de Caxias

14h – Mesa: A Trajetória de Luta dos Povos Guarani.

Tonico Benites, Guarani Kaiowá, doutor em Antropologia Social/Museu Nacional/UFRJ.

Renata Cursio, Dra. em Antropologia e pesquisadora do Museu do Índio/RJ

Parceria com a Professora Kelly Russo, do Núcleo de Educação Continuada da  UERJ Duque de Caxias, que irá mediar a mesa.

24/09 – quinta-feira

09h30 e 14h30 – Cineclube São Bento.

Filme – A Educação de Pequena Árvore

Diretor: Richard Friedenberg.

Classificação Livre.

Nos anos 30, numa sociedade cheia de preconceitos, o índio Cherokee Pequena Árvore cresce sob os cuidados dos avós e dos ensinamentos de seu povo. As diferenças com a educação local o obrigam a frequentar uma escola tradicional e a mudar de nome, mas nada é suficiente para tirá-lo de suas origens.

25/09 – sexta-feira

10h – Palestra: As plantas utilizadas pelos indígenas mais presentes na medicina tradicional brasileira.

Vera Cascon: Possui graduação em Química e mestrado e doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Pesquisadora Visitante de Far-Manguinhos/FIOCRUZ, coordenando o projeto Desenvolvimento de óleos de Copaifera spp. como fitoterápicos de composição química e atividade biológica estabelecidas. Foi pesquisadora da Extracta Moléculas Naturais, atuando em desenvolvimento de métodos de análise e padronização de extratos de plantas, e em projetos de validação de fitoterápicos. Atualmente é Professora Doutora da Fundação CECIERJ, coordenadora geral do programa FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro.

26/09 – sábado

13h – Cadê a Lua?

Evento especial que vai tratar do eclipse lunar abordando também a visão indígena do fenômeno. Inclui contação de história e planetário indígena.

27/09 – domingo

14h – Planetário indígena: A equipe de planetaristas do museu fará uma apresentação de planetário de acordo com a astronomia Guarani M’Bya.

15h – Música no Museu: Homenageando compositores brasileiros, o Sarau Encanto da Canção Brasileira traz música clássica para o palco do Museu Ciência e Vida. A apresentação é realizada pelos alunos da Faetec/Cetep de Nilópolis, com a coordenação de Jonas Maia.

Serviço:

Primavera dos Museus no Museu Ciência e Vida