O CEDERJ atualmente funciona em 34 polos distribuídos em todo o Estado do Rio de Janeiro. Mas não foi assim desde o início. Vinte anos atrás, eram apenas quatro polos e 160 alunos: Itaperuna, Paracambi, São Fidélis e Três Rios.

Localizado na região do Noroeste Fluminense, Itaperuna começou a oferecer graduação em Matemática (UFF) pelo CEDERJ em 2001 para 40 alunos. Atualmente, oferece nove cursos de graduação e atende quase 2 mil pessoas. Esse crescimento fez com que o polo tivesse que mudar de lugar. Inicialmente, ele funcionava na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, mas em 2006 mudou para o CIEP 263 Lina Bo Bardi.

“A região onde estamos é ótima para os alunos porque é bem central, eles têm acesso a vários serviços e conseguem chegar de maneira fácil”, diz a diretora Rita Valleriote, que está a frente do polo desde o início.

O polo Paracambi funcionou em um CIEP até 2004, quando foi transferido para uma antiga fábrica de tecido na cidade, local que virou a Fábrica do Conhecimento por abrigar várias instituições educacionais. Atualmente são oferecidos no local nove cursos de graduação e estão inscritos cerca de 2.300 alunos.

Biblioteca do polo São Fidélis

O primeiro município a receber um polo CEDERJ na região Norte Fluminense foi São Fidélis. E o que também começou com 40 alunos e um curso, o de matemática-UFF, hoje oferece seis cursos de graduação e atende quase dois mil alunos no mesmo lugar há 20 anos: o CIEP 420 Joaquim Maia Brandão.

Fachada do polo em Três Rios

Três Rios, no Centro-Sul Fluminense, completa a lista de polos CEDERJ que estão fazendo aniversário junto com o consórcio. Assim como os outros, começou a funcionar oferecendo graduação em matemática para cerca de 40 alunos e hoje atende quase 2 mil pessoas distribuídas em oito graduações. O crescimento fez com que o polo tivesse que mudar, já em 2002, do CIEP no Bairro de Vila Isabel para o Colégio Walter Franklin.