A pedagoga Rita Valleriote era a Diretora do Colégio Estadual Romualdo Monteiro de Barros nos anos 2000. Na mesma época, lecionava na Faculdade de Filosofia de Itaperuna para os cursos de licenciatura: Letras, História, Geografia e Pedagogia quando foi convidada para se candidatar a vaga de Diretora do Polo Cederj em Itaperuna, uma das quatro primeiras unidades do Consórcio, que passou a funcionar em 2001.

“O prefeito da época me telefonou, comentou que o município receberia um projeto de educação a distância e disse que queria que eu trabalhasse no projeto. Eu enviei meu currículo, fui chamada para a entrevista e acabei sendo a escolhida entre os três nomes sugeridos”.

 

Única diretora que está há 20 anos no Cederj, Rita disse que o início foi um grande desafio, porque muitas pessoas desconfiavam da educação a distância e também por ser uma metodologia nova até para os profissionais de educação no Estado. Mas, passada a desconfiança, o polo foi abraçado pela comunidade, o que gerou uma revolução na região.

“Uma menina que trabalha na Receita Federal hoje foi nossa aluna, assim como um frentista de posto de gasolina, que deu o depoimento de como o Cederj mudou a vida dele. Tem gente com duas matrículas no município também… Houve uma significativa mudança de vida das pessoas na nossa comunidade e nas cidades limítrofes”, relata a diretora, que tem 46 anos de carreira.

 

 

O fato de ter passado todos esses anos diretamente ligada ao projeto faz com que Rita Valleriote tenha desejos grandes não só para o polo de Itaperuna, mas para todo o Consórcio.

“Para os próximos 20 anos desejo trazer para Itaperuna novos cursos, para poder diversificar a oferta de profissionais na região, e também ver os polos terem mais autonomia financeira”.