Confira o texto do geólogo do museu, Rodrigo Monteiro, sobre como surgiu a vida aqui na Terra para a hipótese do “vírus primeiro”. 🤔🦠

Há cerca de quatro bilhões de anos, nossa Terra “recém-formada” era quente, cheia de vulcões e sem vida. Mas, então, como exatamente surgiram os seres vivos? Essa transição de um planeta sem vida, ou abiótico, para um repleto de organismos (biótico) provavelmente ocorreu em várias etapas.

Gases ejetados pelos vulcões (vapor d’água, gás carbônico, nitrogênio, além de um pouco de amônia e metano) deram origem à atmosfera e aos oceanos dessa época. Com isso, elementos essenciais para formar qualquer organismo ficaram disponíveis. Mas isso apenas não era suficiente – faltava energia para compor as moléculas orgânicas simples, como os aminoácidos, que formam as proteínas. Ela pode ter vindo da incidência de raios sobre os mares rasos e quentes, ou de fissuras no fundo dos oceanos, conhecidas como fumarolas, de onde exalam fluidos aquecidos pelo magma.

Quando esses primeiros blocos da vida atingiram concentração suficiente, começaram a formar cadeias, dando origem a moléculas mais complexas, como as já citadas proteínas e os ácidos nucleicos, o material genético que guarda as informações sobre os nossos organismos.

Contudo, moléculas complexas não possuem vida, propriamente dita. Para ser considerado um ser vivo, o candidato precisa de metabolismo, um conjunto de reações químicas que regulam o seu organismo, e capacidade de reprodução. Por isso, supõe-se que pequenas moléculas de RNA, um tipo de ácido nucleico, chamadas ribozimas, que são capazes de se reproduzirem, tenham sido o primeiro passo para a vida na Terra.

Cientistas defendem que as ribozimas se aproveitavam, como parasitas, do material genético suspenso na água para se reproduzir. Entretanto, esses genes que elas parasitavam desenvolveram defesas contra esses ataques, o que acabou por impedir a reprodução das ribozimas. Com o tempo, os genes evoluíram para células primitivas; e as ribozimas, aqueles pequenos fragmentos de RNA, evoluíram para parasitas dessas células, ou seja, os ancestrais dos vírus atuais.

💡Referências
ARNOLD, Carrie. Could Giant Viruses Be the Origin of Life on Earth? 2014. Disponível em: https://www.nationalgeographic.com/…/140716-giant-viruses-…/. Acesso em: 15 abr. 2020.
BORRERO, Francisco et al. Earth Science: geology, the environment, and the universe. Columbus: Mcgraw-hill, 2008.
Moelling K and Broecker F, 2019. Viruses and Evolution – Viruses First? A Personal Perspective. Front. Microbiol. 10:523. doi: 10.3389/fmicb.2019.00523
SABARINI, Prodita. Viruses can cause global pandemics, but where did the first virus come from? 2018. Disponível em: https://theconversation.com/viruses-can-cause-global-pandem…. Acesso em: 15 abr. 2020.
WICANDER, R.; MONROE, J.S. Historical Geology: Evolution of Earth & Life Through Time. 8. ed. Boston: Cengage Learning, 2016, p. 163.