Em março, nós damos as boas vindas ao Outono e à aproximação de um período menos quente. O céu deste mês nos trará configurações lindas!

02/03 – MARTE E PLÊIADES (19:27): logo no comecinho do mês, teremos o encontro de dois objetos muito observados pelos amantes do céu, que são Marte e o aglomerado estelar das Plêiades, presente na região da constelação ocidental de Touro. Ao contrário das estrelas das constelações, que não estão de fato juntas no céu (nós as vemos “juntas” por uma questão de perspectiva), as estrelas de um aglomerado estelar estão realmente muito próximas umas das outras. As Plêiades são um aglomerado aberto, ou seja, um conjunto de estrelas jovens que nasceram na mesma região do céu. Para os indígenas Guarani M’byá, elas formam a constelação do Favo de Mel.

03-06/03 – MERCÚRIO E JÚPITER (04:00): os dois planetas estarão em conjunção (quando dois astros estão muito próximos no céu). Para observar, é só olhar para o horizonte a leste (o lado que o Sol nasce) um pouco antes do sol começar a aparecer.

06/03 – MERCÚRIO, JÚPITER E SATURNO (04:10): Saturno se junta a Mercúrio e Júpiter em conjunção, ficando bem próximo dos planetas. O encontro poderá ser observado até o nascer do Sol, perto do horizonte a Leste. Os três planetas ainda poderão ser vistos próximos até o dia 23 (apesar de mais distantes a cada noite).

09/03 – FASE DA LUA. A Lua inicia a sua fase do Quarto-Minguante.

SATURNO E LUA (03:25): pouco depois do nascer da Lua, Saturno aparecerá no céu, fazendo companhia ao nosso satélite. Os dois estarão visíveis até o nascer do Sol.

11/03 – PLANETAS E LUA (3:00): nesta madrugada começa um desfile de astros no céu, a leste. Saturno, Júpiter, Mercúrio e a Lua aparecerão um após o outro até o amanhecer. Para saber quem é quem, é só observar a ordem: o primeiro a surgir na linha do horizonte é Saturno, seguido por Júpiter, Mercúrio e, por último, a Lua, que estará na sua fase minguante.

13/03 – FASE DA LUA: a Lua entra na fase nova, deixando de ser visível durante a noite.

19/03- LUA, MARTE E ALDEBARAN (19:02): assim que o Sol se pôr, a Lua estará próxima do planeta Marte e da estrela Aldebaran, o olho vermelho da constelação ocidental de Touro. Os astros poderão ser vistos perto do Zênite, o ponto mais alto do céu. Aldebaran é uma estrela avermelhada e é, aproximadamente, 44 vezes maior que o nosso Sol.

20/03- EQUINÓCIO DE OUTONO: os equinócios ocorrem duas vezes ao ano, iniciando as estações do outono e da primavera. No dia do equinócio, o dia e a noite têm exatamente a mesma duração.

21/03 – FASE DA LUA. A Lua inicia sua retomada à noite chegando na fase do quarto-crescente.

22/03 – LUA PRÓXIMA A ESTRELA POLLUX (18:54): a Lua estará próxima da constelação ocidental de Gêmeos, perto da estrela Pollux, que representa a cabeça de um dos irmãos.

25/03- LUA PRÓXIMA A ESTRELA RÉGULUS (19:02): logo após o Sol se pôr totalmente no horizonte, a Lua estará visível na região norte do céu, bem próxima a estrela Régulus, a pata da constelação ocidental do Leão.

28/03 – FASE DA LUA. A Lua volta a se encher, iluminando toda a noite, na sua fase Cheia.

29- LUA PRÓXIMA A ESTRELA SPICA (19:13): a Lua estará próxima a estrela Spica, da constelação ocidental de Virgem, que é a maior do zodíaco ocidental e a Spica é a sua estrela mais brilhante.