Na década de 1980, surgiu uma doença que logo atingiu o status de pandemia, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). Desde então, graças ao trabalho de inúmeros cientistas de vários países, o conhecimento sobre o HIV, o vírus causador da Aids, floresceu e permitiu transformar a doença de sentença de morte para mal crônico. Um desses cientistas é o biólogo Marcelo Alves Soares, pesquisador titular do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e professor do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Marcelo estará no De Frente com Cientistas, no dia 14 de maio, às 19h, no canal de Youtube e na página de Facebook do Museu Ciência e Vida.

Como era Marcelo quando criança? Por que escolheu a biologia? O que o fez estudar o HIV? Saiba as respostas para essas e outras perguntas e conheça um pouco mais sobre Marcelo e seu trabalho. A atividade oferece certificado. Assista a transmissão em nosso canal: https://www.youtube.com/c/MuseuCienciaeVidamcv

Sobre o programa – O De Frente com Cientistas acontece mensalmente no Museu Ciência e Vida. A ideia do evento é mostrar a trajetória do cientista, aproximando a plateia da carreira e seus estudos. Sempre gratuito e com direito a certificado, o evento busca apresentar a vida de cientistas, desfazendo a imagem distanciada que, em geral, se tem dessas carreiras. O programa já recebeu importantes nomes nacionais e internacionais, a exemplo do Nobel de química Kurt Wüthrich e do Nobel de física Serge Haroche.