O que é a Agenda 2030? Qual a importância dos ODS? Por que nós precisamos de uma década dedicada ao oceano? Nesta edição do Conecta, live mensal realizada pelo Museu Ciência e Vida, a professora Luana Pinho irá responder essas e outras perguntas. No encontro, que acontece na próxima quarta-feira, dia 30 de junho, às 19h, ela vai apresentar um histórico sobre o que é e como foi criada a Agenda 2030 da ONU, como estão organizados os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o que é necessário para que essas metas sejam alcançadas. A atividade concede certificado de participação.

Na conversa, que terá transmissão pelos canais do Museu Ciência e Vida no Facebook e YouTube , Luana vai mostrar a importância da ONU ter decretado a Década dos Oceanos (2021-2030) e de como a UERJ e a Faculdade de Oceanografia têm contribuído para a discussão desse tema. Serão apresentadas também as atividades que contribuem para a discussão dos ODS e da Década dos Oceanos entre os jovens dos ensinos fundamental e médio.

Luana Pinho é professora de oceanografia química e coordenadora de graduação no curso de Oceanografia da UERJ. Pós-doutora pela Universidade de Linkoping (Suécia), ecóloga e licenciada em Ciências Biológicas pela UFRJ, com mestrado e doutorado em Ecologia. Dedica-se ao estudo do ciclo do carbono em ecossistemas aquáticos tropicais. Ela também coordena o projeto de Extensão “Oceano & Sociedade” e é membro do GT Agenda 2030 na UERJ.