Os candidatos que prestaram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) vão ter mais facilidade em requerer e retirar a certificação de conclusão dos ensinos Fundamental e Médio. Uma parceria entre a Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Secretaria de Estado de Educação possibilitou que as escolas da Rede CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos também emitissem a certificação. Com isso serão mais de 80 endereços disponíveis para a retirada dos documentos.

Outra novidade é que, para proporcionar agilidade no atendimento ao cidadão, todas as solicitações, sejam elas do ENCCEJA 2020 ou de anos anteriores, inclusive solicitações de segunda via, serão requeridas através do site da Seeduc http://certificacaoencceja.educacao.rj.gov.br/. De acordo com o convênio, as declarações de Proficiência Parcial (quando o aluno não obtém a pontuação mínima exigida para obter o certificado de conclusão) somente serão emitidas pela Rede CEJA.

“Essa parceria com a Seeduc é muito importante para os alunos, pois vai proporcionar agilidade na emissão dos certificados  de conclusão para que eles possam comprovar seu grau de escolaridade, até mesmo na hora de procurar um emprego ou para fazer outros cursos do ensino superior ou de qualificação”, afirma o secretário Dr. Serginho.

Outra informação importante é que, ao buscar a declaração em uma escolar da Rede CEJA, o candidato já pode realizar a matrícula para cursar as disciplinas das áreas de conhecimento que estejam faltando para concluir o ensino Fundamental ou Médio. As solicitações de segunda via somente serão emitidas pelas unidades da Secretaria Estadual de Educação e do Rio Poupa Tempo.

“Com essa parceria, vamos imprimir mais rapidez na entrega do certificado ENCCEJA. Vamos atender jovens e adultos que precisam desse documento para prosseguir nos estudos ou entrar no mercado de trabalho. Nosso objetivo é colaborar para abrir portas e novos caminhos de sucesso”, disse o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle.

Passo a passo

Para solicitar a certificação, o candidato deverá acessar o site http://certificacaoencceja.educacao.rj.gov.br/ , em seguida indicar o tipo de documentação que deseja solicitar. Na sequência, basta escolher a unidade certificadora (Seeduc ou Ceja) no endereço mais próximo da residência ou local de trabalho do requerente, que deverá ir presencialmente retirar a certificação mediante a apresentação da documentação solicitada. Outras informações sobre o candidato que deverão ser anexadas no requerimento são CPF e data de nascimento.