O número dois do dossiê Arte e Ciência reúne um conjunto de textos inéditos que exploram o intercâmbio entre múltiplos saberes. Trata-se da continuidade do número um, que foi publicado em março de 2022 e inaugurou a seção de divulgação científica e ensino de ciências da Revista Educação Pública. A nova edição apresenta 13 escritos, dentre os quais artigos científicos e relatos de experiência que articulam ao campo da divulgação e educação em ciências, como: grafite, marchas de carnaval, fotografia, a obra de Cecília Meireles, teatro, muralismo e dança. Entremeando a publicação, nota de pesquisa sobre o artista plástico brasileiro Cildo Meireles; o poema “Sonho sobre um pedregulho”;  um samba, para ler e ouvir, dedicado ao antropólogo e filósofo da ciência Bruno Latour; e uma reflexão acerca de pergunta fundamental ao desenvolvimento de ações transdisciplinares: por que arte e ciência? 

“Em termos de conteúdo, o segundo número do dossiê Arte e Ciência reafirma os benefícios da articulação entre múltiplos campos do conhecimento. Ao mesmo tempo, problematiza tal articulação, ao apresentar estratégias de divulgação científica em associação às artes, discutindo suas potencialidades e limites. Destaco também a forma do dossiê, que entremeia textos acadêmicos com os artísticos, tais como músicas e poemas. Ou seja, por si só, o dossiê é um exemplo concreto, como forma e conteúdo, da interação entre artes e ciências”, comentou Thelma Lopes, uma das editoras da seção

O dossiê conta também com a versão em português, e ilustrada, da entrevista com o ator, educador e astrônomo argentino Horacio Tignanelli, concedida a Thelma Lopes. Nela, o percurso profissional do entrevistado oferece rico panorama sobre a interação entre arte, ciência e divulgação científica, especialmente no cenário da América Latina. O texto também destaca o papel das artes na pandemia e o último espetáculo do artista realizado no Brasil: Lúcifer, em sua justa medida, no qual mescla  linguagens cênicas, elementos acadêmicos e associa Galileu Galilei e Dante Alighieri. A presente edição é um convite ao leitor para que desfrute de diferentes campos do conhecimento, estabeleça conexões e se inspire. 

O ‘Dossiê Arte e Ciência’ é uma iniciativa da equipe da vice-presidência Científica da Fundação Cecierj, em parceria com a Diretoria de Extensão, e colaboração com várias instituições de pesquisa e ensino. A seção “Divulgação Científica e Ensino de Ciências” é destinada à publicação de artigos científicos, de revisão e relatos de experiência, submetidos por pesquisadores, divulgadores científicos, docentes e alunos de pós-graduação, com artigos voltados às temáticas da divulgação científica e/ou ensino de ciências. O envio deve ser feito pelo link  https://educacaopublica.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/index.php/educacaopublica/about/submissions .

“O novo número consolida iniciativa importante para o setor de divulgação científica da Fundação Cecierj, que desenvolve uma gama de atividades junto a diferentes públicos, e para o campo de estudo em geral. A publicação reúne reflexões acerca de ações que vêm sendo realizadas em várias partes do país, abordando questões fundamentais para a divulgação científica”, destacou a vice-presidente Científica da Fundação Cecierj, Régia de Almeida.