Para muitos estudantes que frequentam os cursos de graduação oferecidos pelo Consórcio Cederj, a idade não é empecilho para conquistar o diploma do ensino superior. Por preconceito, muita gente acha que os com mais de 60 anos deveriam pensar em aposentaria, mas os alunos mostram exatamente o contrário. E os números também comprovam isso: comparando os matriculados no segundo semestre deste ano com os de 2018, o número quase dobrou, passando de 664 para mais de 1200. Os cursos mais procurados por essa faixa etária são o de Turismo, tanto a licenciatura quanto o de Tecnologia em Gestão, Matemática e Administração.

Coordenado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Consórcio Cederj reúne instituições públicas de ensino do Rio de Janeiro, que ofertam 18 cursos na modalidade semipresencial. E a próxima edição do Vestibular Cederj 2023.1 já está com as inscrições abertas! Os interessados devem acessar a página do concurso https://www.cecierj.edu.br/consorcio-cederj/vestibular/2023-1/ até o dia 27 de outubro.

Maria Batista dos Santos, de 71 anos, moradora de São Gonçalo, nem sonhava que, depois de trabalhar mais de 15 anos na Varig [antiga companhia aérea brasileira], ela voltaria para os ‘bancos escolares’. Ela conta que nutria essa vontade desde 2010, o que finalmente aconteceu em 2018, quando ingressou no Cederj para cursar licenciatura em Turismo. Uma das motivações de Maria é mostrar que ‘não existe um tempo predeterminado para estudar’ e que o “conhecimento abre portas e janelas”.

“Passei primeiro para o curso de Geografia, mas algumas circunstâncias da vida não me deixaram prosseguir. Não desisti, retomei os estudos e fiz Enem e vestibular. Passei para Turismo e desenvolvi o trabalho de conclusão de curso sobre a Fazenda Colubandê, patrimônio histórico de São Gonçalo. Quero mostrar a cidade como um polo turístico. Aguardei, com muita expectativa, ouvir o aprovada e consegui!”, declara Maria.

O curso chegou ao final em julho com a apresentação da monografia e Maria já lembra com saudade desse tempo de estudante: “Esse período foi muito bom com momentos maravilhosos. Brincava com o professor de Economia, o Leon, que ele ganhará o troféu de ver vários idosos se formando, porque aprenderam com ele, um moço jovem e muito competente. Quero agradecer o apoio de todos, professores e colegas”, conta Maria, mãe de dois filhos.

Turismo no Consórcio Cederj

Quem fica feliz com a conquista dos alunos são os professores. Valéria Lima Guimarães é docente há 24 anos e tem muito orgulho de ser escolhida para ser orientadora dos trabalhos de final do curso de licenciatura em Turismo. Ela conta que tenta convencê-los a trazerem suas memórias pessoais sobre os temas escolhidos. “Acho fascinante por se colocarem na condição de aprendizes e se abrirem para um conhecimento novo. Sinto-me premiada quando confiam a mim a tarefa de orientar os trabalhos. Nossas trocas são cheias de aprendizagem e afetos”, conta emocionada Valéria, que é coordenadora da disciplina História e Turismo. Ela completa:

“Em geral, eles têm muito amor aos estudos e respeito às instituições de ensino, às regras acadêmicas e valorizam o trabalho dos professores. São colaborativos e se esforçam ao máximo para cumprirem as tarefas exigidas. É bonito ver a interação com os alunos mais jovens. Rejuvenescem nessas trocas, incentivando os mais novos a confiarem na educação. Eles são uma fonte de grande inspiração para toda a comunidade acadêmica”.

No Consórcio Cederj, a licenciatura em Turismo é ofertada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) nos polos de Angra dos Reis, Resende, Rio das Flores, São Gonçalo e Saquarema; e também pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), em Campo Grande e Macaé. Já o curso de Tecnologia em Gestão de Turismo é oferta do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) nos polos Duque de Caxias, Mangaratiba, Miguel Pereira, Niterói, Nova Iguaçu, Rio das Ostras e Rocinha.

Os cursos são ofertados na modalidade semipresencial e utilizam ferramentas de estudo e interação, tais como: material didático próprio, especialmente preparado para educação a distância, e ambiente virtual de aprendizagem que disponibiliza ferramentas que garantem recursos pedagógicos, atividades e interatividade; sistema de apoio à aprendizagem, baseado em tutoria presencial e a distância; processo de avaliação realizado nos 42 polos distribuídos pelo estado, que contam ainda com laboratórios, biblioteca e salas de informática.

“O Consórcio Cederj foi criado com a finalidade de democratizar o acesso ao ensino público superior chegando até o interior do Estado com a oferta do ensino semipresencial. As histórias desses alunos comprovam que estamos alcançando os nossos objetivos ao oferecer uma educação pública e de qualidade à população. Esses exemplos nos motivam ainda mais a continuar trabalhando e contribuindo para a realização dos sonhos dos estudantes de qualquer idade”, comentou o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires.

Mais um trabalho sobre a Fazenda Colubandê

Outro aluno da professora Valéria, que também concluiu o curso de Turismo pela UFRRJ agora em julho, escolheu a Fazenda Colubandê como assunto para o trabalho final. Carlos Alberto dos Santos Nascimento, de 62 anos, é morador de São Gonçalo e quis escrever sobre o potencial que o lugar tem como polo cultural e turístico. “Entendo ser um patrimônio de valor significativo, podendo ser um polo turístico gerador de emprego e renda”, explicou Carlos, que é pai de três filhos, seus maiores incentivadores:

“Afirmava que só faria uma graduação após a aposentadoria, o que aconteceu em 2017. Aí veio a cobrança: ‘agora o senhor vai fazer’. No segundo semestre daquele ano, prestei o Vestibular Cederj, depois de 37 anos fora de uma sala de aula, e houve uma vibração de todos. Cheguei sozinho no Rio em 1976 com apenas 16 anos com o objetivo de estudar, mas não foi possível. Depois de todos estes anos, conclui a minha primeira graduação e, por várias vezes, achei que não ia dar conta, mas venci os obstáculos”, comemora.