Dialogar diretamente com a realidade dos estudantes e promover uma educação contextualizada e transformadora. Este é o principal objetivo da Semana do Meio Ambiente da Rede CEJA, que contará com atividades no canal @CEJAVirtualRJ do Youtube e nas 59 escolas da rede. NA quarta-feira (04), o professor Anderson Mululo Sato vai estar, ao vivo, às 14h, para falar sobre “Bacia Escola – Tecnologia Social de Promoção da Educação Ambiental pelas Águas”. Já na quinta-feira (05) será divulgado o vídeo da mesa redonda “Decrescimento econômico como solução para os conflitos ambientais”, com a professora Iraci Matos.
No papo com Anderson Mululo Sato, ele vai compartilhar uma metodologia ativa inovadora de ensino de Geografia que aborda temas chaves da atualidade: sustentabilidade, prevenção de desastres e adaptação às mudanças climáticas. Ele vai ainda apresentar a metodologia “Bacia Escola” como ferramenta pedagógica inovadora e capacitar docentes e alunos na abordagem de riscos socioambientais e resiliência. A mediação é do professor Marcelo Fon.
A tecnologia social Bacia Escola tem se apresentado como uma potente ferramenta de promoção da sustentabilidade e educação ambiental por meio de metodologias ativas de ensino em duas bacias hidrográficas no estado Rio de Janeiro. As aulas passeios pelos seus territórios seguem uma sequência didática espacial abordando questões relacionadas à sustentabilidade, resiliência a desastres e adaptação às mudanças climáticas. Milhares de estudantes e professores já fizeram das Bacias Escolas verdadeiras salas de aula a céu aberto.
Debate sobre crescimento econômico e degradação ambiental
Com mediação dos professores Isabel Cristina, Giovani Codeça, Marcelo Fon e Claudio Torres, a mesa redonda “Decrescimento econômico como solução para os conflitos ambientais”, com Iraci Matos, busca analisar a relação entre crescimento econômico e degradação ambiental; discutir os impactos desiguais das mudanças climáticas; propor alternativas ao paradigma do crescimento contínuo; e engajar a sociedade para o tema dos conflitos e sustentabilidade.
A atividade é direcionada aos professores e estudantes do ensino de jovens e adultos na modalidade semipresencial e de graduação e interessados pelo assunto. O objetivo é integrar educação ambiental, cidadania e economia aplicada ao cotidiano e como o tema pode impulsionar ou desenvolver competências essenciais para o século XXI, como pensamento crítico, consumo consciente e participação cidadã.
Conheça os professores convidados
Anderson Mululo Sato é professor da Universidade Federal Fluminense e do Instituto de Educação de Angra dos Reis.
Iraci Matos é graduada em Ciências Econômicas (UFRJ, 2008) e em licenciatura em Matemática (UNESA, 2022). Mestre em Ciências Econômicas (UERJ, 2012) e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (Instituto de Economia/UFRJ). Professora de Microeconomia para o curso de Ciências Contábeis do Cederj.