A “Revista EaD em Foco” acaba de lançar uma edição especial dedicada ao debate sobre educação a distância, com foco na qualidade, inclusão e acessibilidade. Este número apresenta artigos que mostram os resultados de pesquisas e experiências inovadoras voltadas à promoção dos direitos educacionais de pessoas com deficiência, transtorno do espectro do autismo e outros grupos sociais historicamente excluídos do ensino superior, sobretudo na modalidade EaD. A publicação da Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, está disponível em https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/issue/view/37.

O número especial da revista conta com cinco artigos publicados, que poderá aumentar, já que se trata de uma edição eletrônica com material aceito (in press), mediante seleção pública. Os editores convidados são Márcia Denise Pletsch, Andrea Velloso e Klaus Schlünzen Jr.

O professor-doutor Daniel Salvador, editor-chefe da revista, falou sobre os critérios de seleção. “Foi uma chamada pública da revista para a comunidade científica especializada na área. Os editores convidados fazem uma pré-seleção e depois por um processo de revisão por pares em duplo cego, em que especialistas fazem o parecer do texto enviado”, explicou.

Considerando que a modalidade EaD apresenta uma tendência contínua de expansão no Brasil, concentrando 66,4% das matrículas na educação superior, a proposta editorial da “EaD em Foco” é que essa edição especial “contribua para a ampliação das reflexões e perspectivas acerca da inovação nos processos formativos em educação a distância, sem negligenciar os princípios da qualidade, da participação, da inclusão e da acessibilidade das pessoas com deficiência”.

Sobre a revista

A revista EaD em Foco é uma publicação cientí­fica em formato eletrônico, sem custos envolvidos no processamento ou publicação, com periodicidade contí­nua da Fundação Cecierj e do Consórcio Cederj. Tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de educação a distância, inseridos em instituições do Brasil e do exterior.