Joana Veiga Temperini e Giovana Rangel Freire são duas estudantes que tinham em comum o desejo de conquistar vagas em escolas e institutos federais sediados no Rio de Janeiro. Esse objetivo foi alcançado quando elas resolveram estudar para as provas, por meio do curso preparatório Aprova RJ da Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado Ciência, Tecnologia e Inovação.

Influenciada pela mãe, Joana matriculou-se no curso e foi aprovada na Faetec e no Cefet-RJ. “Soube do AprovaRJ, porque minha mãe segue a Fundação Cecierj nas redes sociais e viu a publicação das inscrições do curso. Escolhi por ser gratuito, a distância e vi que seria uma ótima oportunidade para a minha preparação”, disse a jovem, de 15 anos, que optou pelo Cefet-RJ.

Elizeth Veiga Temperini credita a conquista da filha ao Aprova RJ. “O curso ajudou para que ela fosse aprovada. É uma excelente oportunidade, pois é gratuito e tem a facilidade de ser a distância, com aulas em PDF, videotutorias, fórum de dúvidas”, declarou Elizeth, que já inscreveu o irmão de Joana na edição deste ano. “Espero que ele seja sorteado, pois deseja passar para uma escola federal e o curso trará muitos benefícios rumo à aprovação”, revelou.

Joana também se manifestou sobre a qualidade do preparatório, destacando o conteúdo e o empenho dos professores em ajudar os estudantes. “O curso tinha diversas aulas que me deram bastante suporte, os professores tiravam as dúvidas e passavam diversos exercícios. Os materiais disponíveis, como PDFs e videoaulas, também foram essenciais. Agradeço a todos por terem sido fundamentais na minha aprovação”, disse a estudante.

Oportunidade

Giovana também está comemorando a sua classificação. Ela foi aprovada em terceiro lugar para estudar no Colégio Pedro II, no campus Niterói, na Região Metropolitana do Rio. “Fiquei sabendo do curso através da minha professora de língua portuguesa, Jane Kelly. Escolhi o Aprova RJ, pois achei que seria uma ótima oportunidade e, também, porque minha professora disse coisas boas a respeito do curso”, explicou a estudante.

Ela disse que, em relação aos outros cursos que ela conhece, o destaque do Aprova RJ é a metodologia. “Diferente de outros cursos on-line, o Aprova RJ tem videoaulas, material para estudos e cronogramas, além dos professores serem solícitos e explicarem os conteúdos muito bem! Na minha opinião, esse apoio foi fundamental para a minha preparação”, avaliou.

Contente com a conquista da filha, Michelle Pereira Sant’Ana elogiou o curso. “Abordou muitos temas que caíram na prova, principalmente em matemática. Minha filha veio de uma escola municipal de Itaboraí e, por mais que os professores sejam empenhados e ela também, não teria conseguido sem o reforço do Aprova RJ. Vi uma ótima oportunidade dela se preparar para a prova do Pedro I e aprender mais é sempre bom”, afirmou.

Sobre o curso

O Aprova RJ, preparatório para ingresso em escolas técnicas, militares e institutos federais, é organizado em dois módulos com duração de 16 semanas. O módulo I contempla as áreas gerais dos concursos e o módulo II aborda a parte específica de cada concurso. São 1.300 vagas destinadas para estudantes que tenham completado ou estejam em conclusão dos ensinos fundamental II e médio. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 27 de setembro. Para mais informações sobre o processo seletivo deste edital, o candidato deverá acessar o site https://extensao.cecierj.edu.br/cursos/aprovarj/ .