Estudantes das redes pública e privada têm até 15 de setembro para inscrever, gratuitamente, projetos de pesquisa

Criatividade e curiosidade científica na prática. É isso que propõe a Fecti – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, que está com inscrições abertas até 15 de setembro para a 19ª edição. A iniciativa é da Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Realizada pela Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Fecti é o espaço ideal para estudantes das redes pública e privada apresentarem projetos desenvolvidos nas escolas.

Desde 2005, a Fecti vem incentivando jovens de todo o estado a explorar a ciência, a tecnologia e a inovação, e os números impressionam: foram mais de 2.200 projetos apresentados e 1.100 alunos premiados, com destaque para a forte participação de escolas públicas e de municípios do interior.

Quem já participou sabe que a experiência vai muito além da competição.

– A Fecti foi uma das melhores oportunidades da minha vida. Além de ter recebido uma medalha pelo meu projeto, também adquiri novos horizontes. A feira é justamente sobre compartilhar e criar ciências, saberes e inovações – disse a estudante do curso Técnico de Informática, Pérola Valente.

Com apoio da Faperj e do CNPq/MCTI, a feira é um convite aberto para jovens inventores, pensadores e pesquisadores de todo o Rio. O evento é gratuito e vai acontecer nos dias 6 e 7 de dezembro, no Cefet-RJ, campus Maracanã, no Rio.

– Mais de 70% das cidades do estado já tiveram escolas participando da feira, e muitos desses estudantes chegam a competir em feiras nacionais e internacionais- conta a coordenadora da Fecti, a professora Vera Cascon.

Para participar é necessário ser estudante do Ensino Fundamental II, Médio ou Técnico, além de estar matriculado em uma escola do Rio de Janeiro. Os projetos precisam contar com a orientação de um professor e com a participação, opcional, de um coorientador maior de 18 anos.

A inscrição deve ser realizada, obrigatoriamente, pelo professor orientador ou pelo(a) coorientador(a). Para estudantes do 6º ao 9º ano os projetos devem ser nas categorias de Ciências no Ensino Fundamental II. Para os estudantes do Ensino Médio e Técnico, os projetos devem ser nas categorias Ciências Biológicas & da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Desenvolvimento de Tecnologia ou Interdisciplinar (para projetos de Arte e Ciência, Ciência e Sociedade, Ciência e Esporte, Educação e Ensino de Ciências, História da Ciência).

As inscrições devem ser feitas pela plataforma SisFECTI (SisFECTI (https://fecti.cecierj.edu.br/login). Mais informações podem ser acessadas pelo link https://www.cecierj.edu.br/divulgacao-cientifica/fecti/.