Recomeço. Pessoas atendidas na Unidade de Acolhimento – Albergue Herbert José de Sousa, no centro da cidade do Rio de Janeiro, realizaram a pré-matrícula na escola da Rede CEJA Central do Brasil e, a partir de agora, terão a chance de concluir os ensinos fundamental e médio. A ação foi realizada, na quarta-feira (06/09), e oito abrigados fizeram a inscrição, que aconteceu no espaço que pertence à Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, que atende homens com idade entre 18 e 59 anos.

Um dos matriculados foi Edgar Alves de Barros, de 41 anos, que parou de estudar na 5ª série. “Comecei a trabalhar muito cedo e era trabalhar ou estudar. E vejo como uma nova oportunidade, agora, com mais de 40 anos de idade, retomar os estudar e voltar à minha dignidade, conseguir um bom emprego, salário e ter mais responsabilidades, que deixei escapar por muito tempo na minha vida”, disse.

A ideia de matricular os acolhidos surgiu da assistente social Eliete Anjos. Segundo ela, o baixo índice de escolaridade do acolhido e a localização do CEJA Central do Brasil, que é de fácil  acesso, são alguns motivos da proposta. Ela acredita que a ação poderá contribuir para a qualificação dos atendidos.

“Uma das dificuldades para acesso ao mundo de trabalho é a ausência de formação escolar, por isso, buscamos uma parceria com o Centro de Estudos de Jovens e Adultos – CEJA Central do Brasil, acreditando que haverá um impacto positivo para cada indivíduo”, explicou Eliete.

Essa dificuldade de acesso ao mercado de trabalho está sendo enfrentada por Leonardo Silva, de 42 anos, que chegou no Rio, em janeiro deste ano, vindo de Belo Horizonte. “Eu parei de estudar na 6ª série e, por conta da escolaridade, tenho dificuldade em entrar nas empresas, o que me levou a ficar desempregado. Por isso, resolvi voltar a estudar e vai ser uma oportunidade muito boa. Estou motivado e feliz e muita coisa vai mudar. Esse foi o primeiro passo”.

O diretor do CEJA Central do Brasil, Julio Cesar Santos, considera a proposta um trabalho social importante, porque a escola também tem que ir até as pessoas. “O CEJA tem essa característica de encontrar oportunidades em que possamos resgatar alunos, ampliando o número de matrículas para a nossa unidade escolar”, disse o diretor.

Rede CEJA

Voltadas para quem deseja concluir os ensinos fundamental e médio, os Centros de Educação de Jovens e Adultos são escolas administradas pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. A Rede CEJA segue um modelo semipresencial de ensino e o aluno estuda a seu tempo em uma plataforma virtual de aprendizagem e conta com apoio de professores de todas as disciplinas.

“A Rede CEJA é uma importante política de educação em nosso estado, pois dá a oportunidade a quem deseja retomar os estudos e concluir os ensinos fundamental e médio. Esta iniciativa, em parceria com a Prefeitura do Rio, vai apresentar a escola para os acolhidos, que vão poder realizar a pré-matrícula no dia”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho.