Capões de mata são ilhas florestais de Mata Atlântica que ocorrem no cerrado. Estudar esses fragmentos – entendendo sua história ecológica, sua relação com o Cerrado e os processos de formação do solo que permitem sua existência – é o trabalho da geógrafa Thamyres Sabrina Gonçalves, pesquisadora do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Thamyres estará no De Frente com Cientistas no dia 15 de agosto, às 19h, no canal de Youtube do Museu Ciência e Vida.
Como era Thamyres quando criança? O que a levou para a geografia? E como se interessou pelos capões de mata? Saiba as respostas para essas perguntas e conheça um pouco mais sobre Thamyres e seu trabalho. A atividade oferece certificado. Assista a transmissão em nosso canal: https://www.youtube.com/c/MuseuCienciaeVidamcv.
Sobre o programa – O De Frente com Cientistas acontece mensalmente no Museu Ciência e Vida. A ideia do evento é mostrar a trajetória do cientista, aproximando a plateia da carreira e seus estudos. Sempre gratuito e com direito a certificado, o evento busca apresentar a vida de cientistas, desfazendo a imagem distanciada que, em geral, se tem dessas carreiras. O programa já recebeu importantes nomes nacionais e internacionais, a exemplo do Nobel de química Kurt Wüthrich e do Nobel de física Serge Haroche.