As escolas da Rede Ceja – Educação de Jovens e Adultos preparam uma programação especial para a Semana dos Povos Originários. A escola de Vassouras terá uma estrutura especial, que conta com a transmissão ao vivo pelo Youtube do Ceja (@CEJAVirtualRJ), entre os dias 12 e 14 de agosto. A unidade terá ainda banners educativos e mensagens sobre os temas abordados, criando um ambiente propício para a reflexão e o debate.

A iniciativa busca cumprir um triplo objetivo: fomentar a reflexão sobre diversidade, conscientizar sobre o respeito às diferenças e resgatar os saberes tradicionais dos povos originários. O evento atende às determinações das leis 10.639/03 e 11.645/08, que estabelecem o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar.

A semana contará com uma programação especial dividida em três dias:

  • 12/08 (16h): Palestra sobre Ailton Krenak, importante liderança indígena e ambientalista, com mediação dos educadores Marcos Antônio e Jane Dalva Tamiozo
  • 13/08 (17h): Mesa-redonda inter-religiosa com representantes de diversas tradições espirituais
  • 14/08 (18h): Palestra sobre história indígena local com o pesquisador Marcelo Sant’Anna Lemos

Entre os destaques da programação estão Marcelo Sant’Anna Lemos, historiador e autor de obras sobre povos indígenas; Regina Lourenço, líder religiosa e terapeuta; pastor Humberto Miranda, com formação em Psicologia; Igor Schweizer, teólogo da Igreja Messiânica; e padre José Antônio da Silva, pároco e psicanalista. A mediação será de Marcos Antônio, mestre em Estudos Cristãos, e Jane Dalva Tamiozo, especialista em educação.

O evento visa promover o diálogo sobre a importância da preservação das culturas indígenas na construção de uma sociedade mais plural e democrática. Nesse contexto de interculturalidade, a educação escolar busca reafirmar a identidade étnica; recuperar a memória histórica e valorizar as línguas e os conhecimentos dos povos indígenas.