O 12º Encontro do Comitê de Gestores para Ações com Pessoas com Deficiência do Estado do Rio de Janeiro aconteceu, nesta quarta-feira (20), na nova sede da Fundação Cecierj, na Cidade Nova, Centro. O Comitê de Gestores é uma iniciativa da Subsecretaria de Políticas Inclusivas, vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil.
“A ideia das reuniões é pensar projetos novos para promovermos a inclusão da pessoa com deficiência com maior qualidade no âmbito da administração pública estadual. Esse é o nosso objetivo e do governador Cláudio Castro que ama essa pauta”, destacou Geraldo Nogueira, Superintendente de Ações da Pessoa com Deficiência da Subsecretaria de Políticas Inclusivas.
Nogueira destacou que o objetivo do comitê é reunir os gestores da pauta de pessoas com deficiência de cada órgão do estado que antes ficavam isolados, cuidando individualmente das suas ações. “Hoje estamos unidos e evoluímos, por exemplo, para facilitar a acessibilidade em todos os sites dos órgãos do estado. Vários projetos surgiram na própria Fundação Cecierj, a partir dessa união”, disse o superintendente.
Assessor de Relacionamento com Cliente do Proderj, Sérgio Castro apresentou uma ferramenta que o órgão criou para facilitar as instituições-membro do comitê na atualização das Instruções Normativas e o acesso do público-alvo às informações dirigidas às pessoas com deficiência. “Colocar um puglin de acessibilidade nos sites e nos portais é um grande avanço, pois as pessoas com deficiência vão ter a facilidade de acessar, melhorando todos os acessos”, afirmou.
Missão
A Fundação Cecierj integra o Comitê de Gestores por meio do NAI – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, cujo objetivo é fomentar políticas públicas transversais e o alinhamento de ações integradas, para que se tornem colaborativas e mais assertivas, visando aos princípios da efetividade, eficiência e economicidade.
“O NAI disponibilizou o espaço do nosso auditório, acreditando ser uma boa oportunidade de apresentar nosso espaço, analisar a acessibilidade com o público-alvo e fomentar discussões sobre políticas públicas e investimentos para tornar o Cecierj uma referência em acessibilidade entre os órgãos do governo do estado”, afirmou Luciana Perdigão, coordenadora do NAI.
O vice-presidente da Fundação Cecierj, Gabriel Seraphim, disse que o trabalho vem sendo desenvolvido com excelência pela Fundação Cecierj e está se multiplicando para outros órgãos do estado. “Esta é a nossa missão: levar o que temos de melhor, que é a expertise técnica, e já constatamos os impactos do NAI na conscientização e no aprendizado que o núcleo leva aos gestores do Cederj, por exemplo, para melhor receber os alunos”.
Os encontros do Comitê de Gestores para Ações com Pessoas com Deficiência do Estado do Rio de Janeiro são realizados bimestralmente de forma itinerante entre os órgãos e reúnem representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Defensoria Pública, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A próxima atividade vai ser no dia 25 de setembro, na Alerj.
Uma das possibilidades apresentadas na reunião foi a ampliação do glossário de palavras em Libras da Fundação Cecierj, para que os surdos e os intérpretes tenham acesso a termos técnicos que são usados em outros órgãos do estado. No final do encontro, o advogado e especialista André Coelho, membro da Diretoria da OAB, dirigiu para o público uma palestra reforçando a necessidade de conscientização, tanto do estado quanto da sociedade de maneira geral a respeito dos direitos de pessoas com deficiência.