Professores, diretores e equipes de secretariado das escolas da Rede Ceja do estado do Rio de Janeiro estiveram nesta quarta-feira (08/10), na sede da Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, para participarem da conclusão da primeira edição do Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento de Secretaria Escolar 2025. A iniciativa foi criada para capacitar as equipes em gestão escolar, com destaque para o papel da secretaria escolar nas atividades administrativas e de interlocução com todos que compõem a escola.
“É o primeiro curso que estamos fazendo com os diretores, diretores-adjuntos e funcionários das secretarias das escolas. O nosso objetivo é formar, capacitar e trazer tecnologia para o trabalho da secretaria, que tem uma importância gigantesca na escola”, explicou o diretor-geral da Rede Ceja, Sidney Borges.
Sidney ressaltou a função que a secretaria desempenha no funcionamento das unidades escolares, lembrando que é a secretaria que registra todo o movimento do aluno, desde quando ele chega a uma escola do Ceja, trazendo o seu histórico escolar, até a saída dele com a documentação de conclusão. “Estamos enfatizando bastante essa formação para melhorar a parte de documentação da escola, de registro e de atendimento. A porta de entrada da escola é a secretaria”, declarou.
Diálogo e atendimento integrado
Lucrécia Martins, diretora do Ceja Paulo Freire, em Volta Redonda, destacou a importância da capacitação para as equipes das escolas da rede: “Os servidores da unidade escolar devem saber fazer o serviço de secretaria também, daí a importância dessa capacitação, porque faz com que todos da unidade escolar sigam as mesmas normativas e protocolos, agindo da mesma forma. Isso melhora muito o trabalho”, afirmou.
Ela disse que se sente muito feliz com a iniciativa da capacitação, porque já está provocando mais diálogo entre as unidades do Ceja. “Quando recebemos instruções para os mesmos procedimentos e protocolos, temos resultados melhores porque o curso acaba capacitando todos e beneficiando também os estudantes, que tem maior agilidade na expedição da documentação, além de dar mais segurança para a unidade escolar, com o compartilhamento de informações mais corretas para os alunos”, afirmou Lucrécia.