Evento gratuito na UERJ reuniu participantes de diversos locais do estado

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão chegando e o Pré-Vestibular Cecierj preparou um aulão em clima de alto astral e foco na reta final para os exames, que acontecem nos dias 09 e 16 de novembro. A atividade, gratuita para alunos e não alunos do projeto da Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, lotou a Capela Ecumênica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Maracanã, neste sábado (01/11).

“Preparamos com muito carinho um aulão descontraído, no qual vocês poderão esclarecer dúvidas e viver uma experiência enriquecedora. Acreditamos que este momento será valioso não apenas para a prova, mas para toda a trajetória profissional de vocês”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, durante a abertura do evento, que contou ainda com a presença dos presidentes da Fundação Cecierj e da Faperj, Ricardo Piquet e Carolina Alves; e do vice-presidente Científico da Fundação Cecierj, Gabriel Seraphim.

Com todos os ingressos esgotados, os participantes acompanharam as aulas também no auditório 11, localizado no primeiro andar e ministradas pelos tutores do projeto, além de uma convidada especial: Ana Luíza Ramos, professora responsável pela página @poxalulu com mais de 120 mil seguidores. Assim como faz nas redes sociais, ela compartilhou desde erros que mais eliminam candidatos até estruturas infalíveis para a argumentação, tornando a Redação do ENEM acessível e menos intimidadora.

“Sempre me identifico muito com os estudantes, porque, antes de ser professora de redação, fui vestibulanda durante longos cinco anos para Medicina, que é um curso muito concorrido, assim como Direito, Engenharia, que exige média alta e um grande esforço. E eu nunca desisti, porque era algo inegociável”, disse Ana Luíza.

Mais de 800 pessoas participaram do aulão

Para acompanhar a verdadeira maratona de conhecimentos, que começou às 13h e se estendeu até às 18h, os participantes receberam um caderno com as questões, além de caneta e garrafinha e uma lembrança: um certificado de participação do primeiro Aulão Enem organizado pelo Pré-Vestibular Cecierj, que reuniu mais de 800 pessoas que buscam uma vaga no ensino superior, como é o caso de Maria Alice Lima Souza, de 18 anos.

“Nós que somos de baixa renda, periféricos, pretos, pobres, tudo é muito complicado, porém nós não devemos deixar que essas limitações nos impeçam de prosseguir. Então buscar outros meios para avançar, e o Pré-Vestibular Cecierj oferece isso, é uma grande oportunidade para melhorar sua vida”, afirmou a estudante do Pré-Vestibular Cecierj Nova Iguaçu.

O aulão teve ritmo acelerado, com professores passando o conteúdo para uma boa revisão de véspera, e representou o sentimento de esperança para muitos, como Daniela Moreira, de 21 anos, empreendedora do ramo de alimentos. “Não conhecia o Pré-Vestibular Cecierj e fiquei sabendo do aulão indicado por uma amiga. Fiquei interessada, me inscrevi e vim. Quero fazer o Enem ano que vem, porque o meu objetivo é não ficar parada”, disse Daniela, que sonha em obter um diploma de Administração.

A iniciativa do PVS Cecierj reforçou o compromisso com a educação pública e inclusiva. Ao abrir as portas para qualquer interessado, o aulão democratizou o acesso a um conteúdo de qualidade, servindo como uma ferramenta poderosa para nivelar e impulsionar os estudos de candidatos de diferentes realidades.

“O aulão foi um momento muito especial para todos nós. Ver tantos estudantes engajados e professores dedicados reforça a importância do nosso trabalho. Agradeço imensamente a equipe pelo empenho e pela organização dessa primeira atividade, que marcou o início de uma nova etapa do Pré-Vestibular Cecierj, e de outras áreas da Fundação Cecierj envolvidas, como a Diretoria de Material Didático e a Rede CEJA, além da Faperj, Faetec e UERJ, que cedeu o espaço”, destacou Gabriel Maia, coordenador do projeto.