O ano de 2023 foi muito especial para Marcelo Rodrigues de Holanda Maia, tutor presencial do curso de Tecnologia em Sistemas de Computação, ofertado pela Universidade Federal Fluminense, no Polo Regional Cederj/UAB de Rio Bonito. Ele foi premiado com a melhor tese de doutorado na 55° edição do Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, realizada em São José dos Campos/SP, em novembro de 2023.

A premiação atesta a excelência e relevância do trabalho de Marcelo Maia sobre o tema “Métodos e aplicações de mineração de dados em otimização combinatória e bioinformática”. O reconhecimento de sua contribuição para a pesquisa em computação é evidenciado por outros prêmios conquistados:

– melhor tese de doutorado da 8th Latin American Conference on Computational Intelligence, 2022: a prestigiada 8ª Conferência Latino-Americana de Inteligência Computacional, promovida pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers reconheceu a contribuição de Maia para o avanço da computação inteligente;

– 3ª melhor tese de doutorado do XIII Concurso de Teses e Dissertações em Inteligência Artificial e Computacional, 2022: a Sociedade Brasileira de Computação conferiu a Marcelo Maia o terceiro lugar em seu Concurso de Teses e Dissertações em Inteligência Artificial e Computacional, evidenciando sua posição de destaque nesta área de pesquisa.

Esses prêmios não apenas destacam a qualidade e originalidade do trabalho de Marcelo, mas consolidam sua posição como uma referência na pesquisa acadêmica em computação. O Polo Rio Bonito tem orgulho de contar com um profissional tão dedicado e talentoso como o tutor presencial, enriquecendo ainda mais o ambiente educacional da instituição.

Destaque na comunidade acadêmica

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Computação da UFF, Maia acumula uma valiosa experiência internacional, tendo realizado parte de seu doutorado na Universidade de Kent, no Reino Unido. Ele trabalha na Gerência de Tecnologia e Apoio à Capacitação, atuando como analista de sistemas, além de colaborar no projeto de pesquisa Métodos de otimização aplicados a problemas de estatística, do Núcleo de Pesquisas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas.

A pesquisa Novel Data Mining Methods and Applications in Combinatorial Optimization and Bioinformatics foi defendida em abril de 2022 e propõe novas abordagens baseadas em métodos da área de ciência de dados para resolver de forma mais eficaz e eficiente problemas computacionais de alta complexidade. Dentre os casos de aplicação abordados, destacam-se problemas de roteamento, logística, identificação de genes relacionados ao envelhecimento e previsão de efeitos colaterais de medicamentos.