Os alunos da Rede CEJA – Educação de Jovens e Adultos vão ter a oportunidade de cursar uma nova disciplina eletiva: Introdução à Cultura Oceânica na EJA, destinada às unidades situadas em regiões costeiras. O lançamento será no dia 23 de outubro e os docentes de todas as unidades, interessados em atuar na disciplina, vão participar de treinamentos on-line, que começam no dia 07 de outubro, com transmissão ao vivo pelo canal @CEJAVirtualRJ, no YouTube, como parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia. O estado do Rio conta com 59 escolas da Rede CEJA, que são administradas pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.
“Introdução à Cultura Oceânica na EJA” é destinada às unidades situadas em regiões costeiras, próximas a manguezais e rios, bem como em localidades que enfrentam problemas decorrentes dos impactos climáticos no estado. Para marcar o início dessa inovação, a Rede CEJA vai promover três dias de treinamento online para os docentes de todas as unidades do estado interessados em atuar na disciplina, que vão receber subsídios teóricos e práticos para a implementação da nova disciplina. A programação acontecerá entre os dias 7 e 9 de outubro, em formato de lives, com transmissão pelo CEJA Virtual, e será composta da seguinte forma:
07/10, às 14h
Palestra “Onda Cultural nas Escolas-trabalhando com cultura oceânica” com Luca Nicola
08/10, às 13h
Palestra “Um mergulho no antropoceno: Transdisciplinaridade como bússola para a cultura oceânica” com Caio Salles
09/10, às 13h
Palestra “Projeto costão rochoso da Praia do Forno, Arraial do Cabo: peixes e moluscos” com Amilcar Brum
09/10, às 14h30
Apresentação: “Mar de versos, memórias e histórias”
Com essa iniciativa, a Rede Ceja busca integrar o ensino sobre o oceano no currículo escolar, enfatizando a importância dos mares na regulação climática, na saúde ambiental e como motor de preservação de espécies, de inovação tecnológica e desenvolvimento econômico, e dialogar com temas de repercussão mundial, como a COP-30, que vai ocorrer em novembro deste ano, em Belém, e a Copa do Mundo do Oceano. A motivação para a adesão à Cultura Oceânica é potencializar o conhecimento sobre a importância dos manguezais, dos rios e seus efluentes, da vida marinha e do oceano na regulação do clima.
“A Rede CEJA é uma instituição de vanguarda no estado do Rio de Janeiro e também uma referência em todo o território nacional. Por ser a base da educação semipresencial fluminense, promove o que há de mais moderno na educação para seus estudantes e viabiliza formação de excelência para seus professores e demais profissionais do ambiente escolar”, destacou Sidney Borges, coordenador geral da Rede CEJA.